Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Motoristas desrespeitam vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência

sex, 17 de abril de 2015 06:25

Da Redação

Polícia Militar identifica diariamente infrações no trânsito

O 53º Batalhão de Polícia Militar realiza, diariamente, a fiscalização do trânsito no município. Dentre as principais infrações estão o desrespeito às vagas exclusivas e motoristas alcoolizados na direção.

Estacionar em local proibido ocasiona multa média e remoção do veículo

Estacionar em local proibido ocasiona multa média e remoção do veículo

 

De acordo com o chefe de Planejamento Operacional do 53º BPM, capitão Vanderlan Alves Gomes, o policiamento é realizado por duas equipes fixas e pelos oficiais que trabalham nas patrulhas. “Durante essas ações verificamos infrações e aplicamos as multas de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro”.

Nessa quinta-feira, 16, um veículo foi guinchado na praça Manoel Bonito, por estar estacionado em uma vaga reservada para pessoa com deficiência e não possuir o cartão próprio. “Nesses casos a multa é média, o condutor perde cinco pontos na CNH e o veículo é removido. O mesmo vale para automóveis estacionados em locais e horários proibidos”.

O capitão afirma que, além das blitz repressivas, também são realizadas blitz educativas. “Orientamos os condutores a sempre cumprir e obedecer às regras previstas no Código e as municipais. Sempre observamos motos estacionadas em locais proibidos e temos que removê-las. Também recebemos reclamações de comerciantes devido a veículos estacionados em locais de carga e descarga”.

O oficial pede para que os pais ou responsáveis não permitam que menores de idade conduzam veículos. “Também solicitamos que os condutores não dirijam após consumir bebidas alcoólicas e que atualizem a documentação dos veículos, principalmente o IPVA, que registra diversos casos de inadimplência”.

Segundo o capitão, em caso de dúvidas, os motoristas podem acessar o Código de Trânsito Brasileiro e verificar os tipos de infração, a penalidade e a medida administrativa. “A maioria dos casos pode ser encontrada. Ressalto que o veículo de idosos ou de pessoas com deficiência deve estar sinalizado, caso contrário, a multa será aplicada normalmente”.

O cartão pode ser obtido na secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. Segundo Elizabeth Gondim Rezende, responsável pelo cadastramento, idosos a partir de 60 anos podem solicitar o documento. “Ele tem validade em todo território nacional e pode ser utilizado mesmo que o idoso seja o passageiro. Caso o veículo seja conduzido pelo idoso, ele deve trazer uma cópia da CNH e comprovante de endereço. Se ele não dirigir, deve trazer uma cópia da habilitação do motorista, identidade, CPF e comprovante de endereço. Além disso, o documento deve ser renovado de dois em dois anos”.

A pessoa com deficiência também deve levar os mesmos documentos e o laudo médico. “As vagas só podem ser utilizadas pelo proprietário do cartão. As pessoas precisam ter essa consciência e devem parar de utilizá-las, pois algumas pessoas realmente precisam”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: