Moradores reclamam de lixo e risco de dengue no bairro Paineiras
qui, 4 de fevereiro de 2016 08:04Da Redação
No bairro Paineiras, os moradores enfrentam um problema que piorou nos últimos meses. Por serem desertas, as ruas perpendiculares à avenida Theodoreto Veloso de Carvalho, na saída para a BR-050, são um dos alvos preferidos de quem deseja descartar lixo e entulho. Com as chuvas e o calor desta época do ano, o risco de dengue preocupa a população, além dos transtornos causados pela sujeira no local.

Moradores reclamam de lixo e risco de dengue no bairro Paineiras
Uma moradora disse ter encontrado larvas de mosquito em velhas latas de tinta. Recentemente, ela afirma que passou a ter medo de retirar os criadouros depois que uma cobra foi encontrada nesses lixões. “As pessoas não tem consciência. Nos último cinco meses foi piorando a sujeira e nada tem sido feito. Com essa questão da dengue, é uma situação perigosa,” disse ela, que pretende procurar apoio do Ministério Público.
O aposentado José Sebastião Gonçalves, que passava de bicicleta ao ser abordado pela reportagem, compartilhou da mesma opinião. “Está um mau cheiro insuportável. A prefeitura deveria fazer alguma coisa,” disse.
O secretário de Serviços Urbanos, Humberto Merola Junior, afirmou que se inteirou da situação e garantiu que a limpeza no bairro Paineiras está dentro do cronograma da pasta. Atualmente, a equipe trabalha no bairro Millenium, próximo à saída para Uberlândia e deve começar o serviço no bairro assim que terminar a semana de Carnaval.
Na oportunidade, ele também pediu a colaboração dos moradores. “Se as pessoas não nos ajudarem a fiscalizar ou até mesmo chamarem a Polícia para inibir essas ações, será difícil conseguirmos êxito. Fazemos a limpeza, mas em poucos dias tudo está de volta como era antes,” salientou.
Para o secretário, a expectativa é que esse tipo de prática ilegal seja extinta com o funcionamento das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs). O edital para contratação da empresa que irá gerir a atividade deve ser lançado em março. “Não haverá mais desculpas para se jogar lixo em local irregular,” concluiu.
Em relação à existência de focos do mosquito, o coordenador do Controle de Zoonoses, Wellington Colenghi afirma que os agentes de combate a endemias responsáveis pelo setor visitam esses pontos de entulho a cada dois meses, conforme o planejamento da secretaria de Saúde. “Sabemos que é um período de tempo muito grande, mas não temos efetivo suficiente para aumentar o serviço e o poder público não deve ser o único responsável por isso. Falta conscientização das pessoas que jogam lixo em qualquer lugar,” concluiu.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Agronegócio mineiro cresce ter, 16 de dezembro de 2025
- Polícia Militar reforça segurança dentro do período de Natal sem ocorrências de destaque ter, 16 de dezembro de 2025
- Supercopa dos Campeões – A.A.A. Resgate ter, 16 de dezembro de 2025
- Campeonato Society Trintão do Pica-Pau – JAC Veículos ter, 16 de dezembro de 2025
- Campeonato Mineiro Fut7 – Araguari Fut7 ter, 16 de dezembro de 2025
- IGREJA DO EVANGELHO QUADRANGULAR REALIZA A 14ª EDIÇÃO DO “NATAL DO AMOR” EM ARAGUARI ter, 16 de dezembro de 2025
- Araguari recebe no próximo fim de semana encenação do Caso dos Irmãos Naves ter, 16 de dezembro de 2025
- RADAR -16 DE DEZEMBRO ter, 16 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 16 DE DEZEMBRO ter, 16 de dezembro de 2025
- Copinha Sub-17 de Futsal LAFS – Olé F.A ter, 16 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Várias pessoas já foram diagnosticada com dengue na região por conta desse lixo, além de atrapalhar o transito no local, fora o incômodo para os moradores como mal cheiro, ratos, morcegos, urubus, etc.
Fico imaginando o que se passa na mente de um cidadão desses, transformar as ruas da cidade em lixões ao seu aberto. Proibição de carroceiros já