Moradores reclamam de infestação de escorpiões no bairro Vieno
ter, 2 de outubro de 2018 05:24Da Redação
Órgão da prefeitura deve ser procurado para que sejam tomadas devidas providências
O Centro de Controle de Zoonoses recebe diariamente diversas denúncias de aparições de escorpiões em bairros da cidade. A preocupação é grande, em especial no bairro Vieno que vem constatando maior frequência dos aracnídeos nos últimos dias. O coordenador do departamento de Zoonoses, Vicente de Paula Marques de Oliveira, suspeita de diversos motivos para as ocorrências. “No Vieno estão asfaltando as vias, então a máquina às vezes passa nos terrenos e desaloja os escorpiões. Isso faz com que eles saiam dali e procurem abrigo em outros lugares, como as casas.”

Venenos contra escorpiões são desaconselhados e podem fazer o número de aracnídeos aumentar em 30 vezes
Para os moradores do bairro, o maior foco é em terrenos que não estão sendo bem cuidados pelos proprietários. “Não aguento mais ficar noites sem dormir com medo desses insetos. Tenho criança em casa, cansei de pedir para a prefeitura limpar esses terrenos, mas ninguém faz nada”, relata um morador. Conforme a Lei 1638 do Código de Postura do município, a limpeza é de responsabilidades dos proprietários e o não cumprimento da lei pode gerar multa que varia entre 20 e 60% do salário mínimo.
Além do Vieno, a Gazeta do Triângulo teve acesso a denúncias de diversos bairros como Jóquei Clube, Santa Helena, Goiás, Goiás parte alta, Santa Terezinha, Portal dos Ipês, São Sebastião, Santiago, Independência, Brasília, Parque dos Verdes, Flamboyants, Ouro Verde, Centro, Villa Olímpica, Bela Suíça 2, Bela Suíça 3, Miranda, Millennium, e bairro Aeroporto. “Temos reclamações de escorpiões na cidade inteira e é difícil falar o motivo de tantas ocorrências. É uma questão e impacto na natureza, de não preservar o predador do escorpião, de provocar queimadas em terrenos, deixá-los sem abrigo”, coloca Oliveira.
O setor deixa-se à disposição de cidadãos que necessitem combater escorpiões. “Em caso de escorpiões, o certo é falar conosco, podemos dar orientação e fazer a captura. Qualquer problema com zoonose nosso telefone está à disposição para atender, temos uma equipe para isso. É só ligar no 3960-3101 entre 7 e 17h”. Mesmo com uma equipe treinada para o atendimento, o setor deve aprimorar-se. “Pedi uma capacitação para melhorar o atendimento da equipe, que é expediente e bem treinada. Hoje são quatro agentes de equipe direta que fazem o trabalho e temos outras pessoas capacitadas para isso”, informa Oliveira.
Segundo especialistas, é importante manter os quintais limpos, evitar acúmulo de lixo, madeira, ou entulho. Eliminar focos de baratas e insetos, pois são os alimentos preferidos dos escorpiões. Os venenos são desaconselhados no combate a escorpiões, pois atiçam os artrópodes para fora de suas tocas e fazem com que eles se reproduzam assexuadamente, lançando até 30 filhotes no ambiente.
Prevenção
– Mantenha as camas longe das paredes.
– Evite que lençóis ou cobertores encostem ao solo.
– Não deixe acumular lixo, entulho no quintal, jardim, ou em terrenos baldios próximos de residências.
– Apesar de não matar escorpiões, mantenha sua residência sempre dedetizada, livre de baratas, a principal fonte de alimentos de escorpiões.
– Use sempre água sanitária em ralos de banheiro.
– Antes de se vestir verifique bem a roupa e o sapato antes de usar.
Em caso de acidente
– Limpe o local com água e sabão
– Procure imediatamente ajuda médica o mais rápido possível.
O que não fazer
– Não amarre o local.
– Não aplique qualquer substância no local.
– Não corte, perfure, ou queime o local da picada.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Deveria existir uma lei assim: Se o dono não fizer nada dentro de um determinado tempo o terreno iria a leilão, porque senão a prefeitura vai cansar de tanto limpar terrenos de especuladores. Tem gente que gosta de comprar terreno e deixar para o filho ou para o neto, porque não compra uma casa pronta. Tem outra, o filho forma, vai embora e fica lá o terreno horroroso. Agora virou moda demolir e não fazer nada no local. Aqui no centro está cheio de terrenos que tinham até casas em condições de reforma, agora estão lá sem ninguém fazer nada. Até que se ainda demolisse para fazer um prédio no lugar, mas, não derruba para ficar aqueles terrenos horríveis e sujos, dificilmente vemos fazer algo no lugar. Quem fica no prejuízo é a prefeitura, porque depois o dono paga quando puder e como quiser.