Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Moradores reclamam de condições do transporte público e estrutura do Mercado Municipal

sáb, 6 de fevereiro de 2016 08:13

Da Redação

Vereadora apresentou requerimento solicitando informações sobre as condições do local

A vereadora Eunice Mendes (PMDB) apresentou, durante a sessão ordinária dessa terça-feira, 2, um requerimento direcionado ao prefeito Raul Belém (PP), solicitando informações sobre as condições do transporte público e questões estruturais do Mercado Municipal.

Secretário afirma que a prefeitura é responsável apenas por parte do camelódromo do Mercado Municipal

Secretário afirma que a prefeitura é responsável apenas por parte do camelódromo do Mercado Municipal

 

De acordo com a vereadora Eunice Mendes, é cobrada uma tarifa de R$ 0,50 para o uso do sanitário no Mercado Municipal. “Recebi a reclamação de um senhor que afirmou ter que pagar a taxa para usar o banheiro, mas esse serviço não é oferecido pelo poder público, então, tem alguém ganhando dinheiro com isso. Os idosos tem dificuldade de mobilidade e ainda precisam pagar para utilizar o banheiro. O local não oferece um sanitário para os usuários”.

A vereadora comenta que, nos finais de semana e feriados, os ônibus não passam em alguns bairros. “Nos finais de semana, principalmente aos domingos, e também feriados, os idosos querem sair dos bairros, mas não tem ônibus. A empresa está prestando o serviço há três anos com o contrato emergencial, existe um desrespeito aos usuários e até hoje não há o processo licitatório para resolver essa questão”. Os usuários do transporte também reclamam da falta de sinalização nas paradas de coletivo e a falta de proteção contra Sol e chuva nos pontos.

Segundo a vereadora, no Plano de Governo do prefeito Raul Belém (PP) existe a promessa da construção de um Terminal Central. “É necessário um local que ofereça dignidade aos usuários, então, estamos cobrando essa promessa de governo. Foram prometidas diversas melhorias. O serviço oferecido pela empresa é cada vez pior, então, precisamos cobrar a realidade dessa cartilha do Plano de Governo. Muitas pessoas foram iludidas com essas falsas promessas”.

A equipe da secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana afirma que os ônibus trafegam em todos os bairros nos domingos e feriados, porém, com os horários reduzidos. Além disso, a equipe afirma que existe fiscalização nos pontos de parada de ônibus e, quando é identificada a falta de sinalização, as placas são substituídas por novas.

O secretário de Desenvolvimento e Turismo, Clésio Meira, afirma que a prefeitura é responsável apenas por parte do camelódromo do Mercado Municipal. “Durante o governo Marcos Alvim, a prefeitura foi notificada para que retirasse os vendedores ambulantes das ruas e os abrigasse em algum local. Nessa época a prefeitura adquiriu a parte interna do Mercado e construiu Box para abrigá-los, porém, o prédio é um local privado”.

Clésio Meira afirma que os comerciantes pagam as taxas de condomínio e as manutenções do local são de responsabilidade dos proprietários. “Existe o planejamento para fazer algumas melhorias no local, incluindo os banheiros, com acessibilidade”.

Em relação ao pagamento da taxa para utilização do sanitário público, o secretário comenta que a verba é utilizada para a limpeza do local. “Por se tratar de um prédio particular, de rotatividade grande, é necessária a limpeza constante. Às vezes os usuários fazem muita sujeira e os responsáveis têm que arcar com o material e o pagamento dos funcionários, além de oferecer a segurança”. O secretário ressalta que os clientes das lojas não precisam pagar para utilizar o banheiro. “Não houve essa discussão sobre a questão da isenção dos idosos, mas acredito que se eles entrarem em alguma loja e explicarem a necessidade, as pessoas não irão negar a utilização do banheiro”.

O secretário conta que, quando não havia a manutenção dos banheiros, os usuários reclamavam da sujeira. “É uma taxa irrisória e muitas pessoas usam o local diariamente. Antigamente, havia andarilhos e usuários de drogas no local, que faziam bastante sujeira. Agora, existe a organização e as pessoas reclamam da taxa. Apesar disso, os clientes não precisam pagar. Apenas os usuários externos são cobrados”.

3 Comentários

  1. luciano disse:

    Os coletivos de Araguari tem a cara do Governo Raul
    sucateados, atrasados e operando no improviso.

  2. Luiz Cláudio da Costa disse:

    Sou Araguarino e acho uma vergonha o sistema de transporte público urbano local o descaso com que são tratados os usuários nos pontos de espera e naquele local do mercado Municipal ainda tendo qui é pagar para usar banheiros -já passou da hora dos araguarinos cobrar do poder público um terminal central digno dia cidadãos do município e está empresa de ônibus está fazendo todo mundo de novo ai na cidade de na hora de correr com quem não quer trabalhar direito pra nossa cidade e tenho dito .

  3. Ricardo Mendes disse:

    Concordo Luciano, Improviso esse é o atual governo de nossa cidade, uma cidade onde não tem emprego, saúde, educação, transporte público, segurança, estamos décadas atrasados essa cidade não desenvolve e nem desenvolvera.

Deixe seu comentário: