Moradores reclamam de animais soltos nas vias
ter, 12 de dezembro de 2017 05:28Da Redação
A fiscalização e recolhimento é de responsabilidade da secretaria municipal de Serviços Urbanos e Distritais
Recentemente, o vereador Jander Souza Patrocínio (PSB) apresentou um requerimento solicitando a ampliação do Canil Municipal. Hoje, o local tem capacidade para 60 animais, mas são aproximadamente 4 mil espalhados pela cidade.
O problema de abandono de cães afeta os dois lados, dos moradores e dos próprios animais. Um ponto é que, a depender da situação em que se encontram, os animais podem transmitir doenças, prejudicando diretamente a saúde pública.

As fotos foram divulgadas em desabafo feito em rede social
Por outro lado, na tentativa de se livrarem destes, muitas pessoas maltratam e envenenam. É importante ressaltar que o maltrato de animais é crime ambiental, previsto na lei nº 9.605 de 1998.
Da mesma forma, acontece com animais de grande porte. Em desabafo nas mídias sociais, um homem publicou fotos de gado percorrendo ruas no bairro Bela Suíça. A reportagem do Gazeta do Triângulo não conseguiu contatar o cidadão, mas situações como esta se repetem com outras pessoas e em vários bairros.
Em conversa com alguns moradores dos bairros Maria Eugênia e Brasília, recebemos diversas reclamações a respeito desses animais. “Várias vezes presenciei cavalos e jumentos no canteiro central da avenida Batalhão Mauá. Mas, até então, não sabia como proceder ao avistar esses animais”, relata uma moradora.
A secretaria de Serviços Urbanos e Distritais é a responsável pela fiscalização e recolhimento de animais soltos pela cidade. Os cachorros são encaminhados ao Canil Municipal e os equinos ao Curral Municipal.
Em relação ao gado, o secretário da pasta, Cândido Costa Arruda, pontua que não há o recolhimento; o procedimento, neste caso, é encontrar e notificar o proprietário do animal.
“Esse trabalho de notificação é realizado com o auxílio da Polícia Militar de Meio Ambiente. O problema é recorrente, mas estamos trabalhando e fiscalizando”, finaliza o secretário. Pessoas que encontrarem animais soltos nas vias devem informar a secretaria, através do telefone 3690-3181.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
- Aman Agronegócios e LDT Engenharia/Drakes vencem de novo e ficam próximos da classificação ter, 3 de fevereiro de 2026
- FAMEP fez grande jogo, mas acabou derrotada pelos profissionais do Meninos do Monte ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
