Moradores reclamam de alagamentos em ruas do município
sáb, 14 de novembro de 2015 08:00Da Redação
Programa 100% Asfalto prevê o recape de 82 vias públicas
As ruas Urias Vieira dos Santos (bairro Vieno) e Vinicius de Araújo (bairro Independência) sofreram alagamento após pancadas de chuva ocorridas nessa quinta-feira, 12. Moradores também reclamaram de inundações em outros pontos do município, como a avenida Porto Alegre, rua Alvim Borges e outras.

Secretário de Obras afirma estar tentando acelerar o cronograma do batalhão para o asfaltamento
O funcionário público Leandro Cezar Maniezo, graduado em Geografia, comenta que a ruas Dr. Augusto Carpaneda e outras vias nos bairros Palmeiras do Império e Santa Terezinha, também alagam com frequência. “É necessário fazer galerias pluviais eficientes para captação da água além de promover ações efetivas em relação ao meio ambiente, como residências com área de terra, grama ou vegetação, para permitir a infiltração da água, reformas que tragam de volta áreas permeáveis e forma de captação de água da chuva para reaproveitamento”.
De acordo com o morador, o asfaltamento das ruas de pedra do município também é responsável pelo alagamento. “Essa ação foi um crime. Além de acabarem com um patrimônio histórico de mais de um século, acabaram também com as áreas de infiltração de água, que evitavam as enchentes”.
O morador acrescenta que a prefeitura deveria manter as bocas de lobo sempre limpas. “A população também deve ajudar não jogando lixo na rua. Outra ação importante seria uma arborização eficiente, pois as raízes permitem a infiltração e as folhas retém água durante a chuva, que posteriormente evapora e não chega ao solo, escoando superficialmente”.
Segundo o secretário de Obras, Odon Naves, as vias públicas serão asfaltadas e recapeadas. “Muitas foram construídas sem drenagem, mas vamos pavimentar e dar fluidez para a água. A ação é parte do programa 100% Asfalto e demos a ordem de serviço ao 2º Batalhão Ferroviário”.
Odon Naves comenta que a equipe da secretaria esteve nas ruas durante o período chuvoso da tarde de quinta-feira, para verificar a situação das vias públicas. “Estivemos observando e estamos tentando acelerar o cronograma do Batalhão. O projeto ainda contemplará 82 vias públicas”.
Em maio desse ano, ocorreram alagamentos no residencial Madri, rua Araxá (bairro Santiago) e avenida Teodoreto Veloso de Carvalho. Em outubro, também foram registrados alagamentos na avenida Batalhão Mauá, rua Júlio César de Sousa (bairro Bosque) e outras vias nos bairros Santa Helena e Maria Eugênia.
Durante as chuvas do final de outubro, a secretaria de Obras realizou um reparo emergencial na galeria pluvial da rua Tertuliano Goulart, Centro, que não comportou a quantidade de água proveniente da chuva. “Também observamos esses locais nessa semana e, após a intervenção, não apresentaram mais problemas”.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Filarmônica de Varginha em turnê histórica sáb, 13 de dezembro de 2025
- Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar sex, 12 de dezembro de 2025
- Araguari terá novo reajuste nas contas de água e esgoto a partir de 2026 sex, 12 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 12 DE DEZEMBRO sex, 12 de dezembro de 2025
- Jogo do ARAGUARI VÔLEI EVA contra Praia Grande é adiado sex, 12 de dezembro de 2025
- Anabolizantes e aparelhos celulares são apreendidos com grupo de Araguari sex, 12 de dezembro de 2025
- Prefeitura, IMEPAC e Polícia Civil iniciam parceria para proteger jovens dos riscos digitais sex, 12 de dezembro de 2025
- Agora é Lei! Vereador Guilherme Santana tem Lei sancionada: Política Municipal de Prevenção de Quedas entre Pessoas Idosas e tem aprovado Projeto de Lei sobre Conscientização da Psoríase sex, 12 de dezembro de 2025
- RADAR – 12 DE DEZEMBRO sex, 12 de dezembro de 2025
- Motorista morre em capotamento de carreta na BR-050 entre Araguari e Uberlândia sex, 12 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Minha rua ( Tapajós B. Paraiso ) também está com alagamentos a muitos dias. Porém não é pelas chuvas e sim pelos vazamentos de agua que a SAE não toma providências. Já tem três buracos no asfalto e mais um vazamento à dias.
Tem outro no centro da cidade que vejo todos os dias na Rua Afonso Pena à 15 m da Rui Barbosa, e não tomam providências.
Afinal a crise hídrica não chegou a Araguari?