Morador encontra macaco morto próximo à Escola Estadual Paes de Almeida
qua, 21 de março de 2018 05:20Da Redação
Nenhum caso de Febre Amarela foi confirmado em primatas
Um macaco morto foi encontrado por um morador nessa segunda-feira, 19, no bairro Bosque, próximo à Escola Estadual Paes de Almeida. Desde o início do ano, todos os primatas mortos encontrados na região foram encaminhados para exames em Belo Horizonte, porém, até o momento, nenhum caso de Febre Amarela foi confirmado.

Não foi possível encaminhar o animal para exames devido ao estado de decomposição
De acordo com Vicente de Paula Marques de Oliveira, coordenador do departamento de Zoonoses, a equipe foi comunicada e um técnico compareceu ao local. “Devido ao estado de decomposição do macaco, não foi possível recolhê-lo para fazer o exame. Inclusive, acreditamos que ele tenha sido jogado naquele local, pois não havia condições de ter morrido naquela localidade e chegar ao estado de decomposição em que estava”.
O coordenador comenta que, apesar do pequeno número de primatas mortos encontrados no município, a população deve acionar a secretaria de Saúde em situações como essa. “Muitos desses macacos e micos morrem de causas naturais, mas, como o vírus da Febre Amarela está em evidência, a recomendação nesses casos é para que sejam recolhidos e encaminhados para exame. Por enquanto, identificamos um número pequeno de primatas mortos no município e não tivemos nenhum caso confirmado para Febre Amarela”.
Segundo o coordenador, os moradores devem ter a consciência de não agredir os primatas. “O macaco é uma vítima da doença, assim como nós. Além disso, a morte desses animais pode ser um sinal de alerta de que há vírus circulante na região, portanto, o morador não deve agredir e nem matar esses animais. A morte deles é um sinal para desencadearmos nossas ações”.
Caso um morador encontre um mico morto, a recomendação é para não retirá-lo do local. “O morador não deve manusear o animal e sim, entrar em contato conosco pelos números (34) 3690-3120 ou 3690-3170 e informar a localização. Nesses casos, enviaremos um técnico para recolher o animal de forma correta”.
O coordenador ressalta que também não há casos de suspeita de Febre Amarela em humanos. “A população pode ficar tranquila, pois não há nenhum caso registrado de Febre Amarela em primatas ou humanos. Apesar disso, é importante que todos fiquem alerta e comuniquem a secretaria de Saúde quando encontrarem esses animais mortos”.
A vacina contra a Febre Amarela está disponível em todas as unidades de saúde e apenas uma dose é suficiente para a proteção ao longo de toda a vida. Caso a pessoa possua uma dose da vacina comprovada do Cartão de Vacinação, não é necessário receber a imunização novamente. A dose não é recomenda para gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, pessoas que possuam alergia a ovos, pacientes em tratamento oncológico e imunodeprimidos. Para receber a imunização nesses casos é necessário o acompanhamento médico.
Em Minas Gerais, até o dia 13 de março, foram registradas 133 mortes por Febre Amarela, 365 casos da doença foram confirmados e outros 630 estão sendo investigados. As cidades com maior risco de contágio da doença no Estado são: Belo Horizonte, Barbacena, São João del-Rei, Alfenas, Varginha, Pouso Alegre, Divinópolis, Passos, Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina, Uberaba, Uberlândia e Ituiutaba.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Filarmônica de Varginha em turnê histórica sáb, 13 de dezembro de 2025
- Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar sex, 12 de dezembro de 2025
- Araguari terá novo reajuste nas contas de água e esgoto a partir de 2026 sex, 12 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 12 DE DEZEMBRO sex, 12 de dezembro de 2025
- Jogo do ARAGUARI VÔLEI EVA contra Praia Grande é adiado sex, 12 de dezembro de 2025
- Anabolizantes e aparelhos celulares são apreendidos com grupo de Araguari sex, 12 de dezembro de 2025
- Prefeitura, IMEPAC e Polícia Civil iniciam parceria para proteger jovens dos riscos digitais sex, 12 de dezembro de 2025
- Agora é Lei! Vereador Guilherme Santana tem Lei sancionada: Política Municipal de Prevenção de Quedas entre Pessoas Idosas e tem aprovado Projeto de Lei sobre Conscientização da Psoríase sex, 12 de dezembro de 2025
- RADAR – 12 DE DEZEMBRO sex, 12 de dezembro de 2025
- Motorista morre em capotamento de carreta na BR-050 entre Araguari e Uberlândia sex, 12 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
