Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Ministério Público analisa contas de campanhas eleitorais de candidatos eleitos

sex, 2 de dezembro de 2016 05:26

Da Redação

Prazo para correção terminou nesta quinta-feira,1º

A comprovação da movimentação financeira das campanhas referentes a eleição municipal precisou ser realizada por todas as pessoas que cadastraram a candidatura independente de ter havido renúncia ou anulação do pleito.

Correção de contas é averiguada pelo Ministério Público

Correção de contas é averiguada pelo Ministério Público

 

O prazo final para entrega de toda a documentação terminou em 1° de novembro, dia em que foi iniciado o trabalho de análise. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, Fernando Guetti, as contas dos candidatos eleitos e suplentes foram as primeiras a serem verificadas tendo em vista a diplomação, ou seja, o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito.

“Candidatos eleitos ao cargo de vereador, incluindo suplentes e prefeito, cumpriram com a obrigação de prestar contas, no entanto, determinados documentos apresentaram preenchimento incorreto e cruzamentos de dados com a Receita”, explicou.

As informações sobre as correções de cada candidato foram publicada no Mural Eletrônico do Tribunal Regional Eleitoral e no Diário da Justiça na segunda-feira, 28. O prazo para a regularização terminou às 18h desta quinta-feira, 1º.

“Das contas de quarenta candidatos, em torno de quinze haviam sido manifestadas pelos advogados até o início da tarde”, destacou o chefe do Cartório.

Nesta sexta-feira, 2, a documentação é encaminhada ao Ministério Público, que tem 48 horas para se posicionar. Depois disso, a justiça eleitoral é responsável pela aprovação ou desaprovação das contas, as quais podem ter ressalvas.

“Pode haver casos em que a falta de muitos documentos resulte em desaprovação da conta, correndo o risco de o Ministério Público intervir e evitar a diplomação”, finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: