Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Ministério da Saúde solicita monitoramento rápido de cobertura da vacina contra febre amarela

ter, 20 de junho de 2017 05:05

Da Redação

As visitas devem ocorrer entre os dias 20 e 29 desse mês

Os agentes das unidades de saúde do município realizam, a partir dessa terça-feira, 20, o monitoramento rápido de cobertura da vacina contra febre amarela. A atividade foi solicitada pelo Ministério da Saúde, após a intensificação da imunização no estado de Minas Gerais, que ocorreu entre os meses de fevereiro e maio.

De acordo com a coordenadora do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Maria Lúcia Hirono, a intensificação da vacina contra febre amarela ocorreu após o registro de epizootias (morte de macacos) na zona rural do município. “Após esses acontecimentos, a população foi alertada a buscar a vacinação nas unidades de saúde”.

Agentes realizarão visitas em residências para verificar o alcance da vacina

Agentes realizarão visitas em residências para verificar o alcance da vacina

 

Depois do período de intensificação da imunização contra a febre amarela, o Ministério da Saúde solicitou a realização do monitoramento rápido de cobertura da vacina. “Essa intensificação ocorreu entre os meses de fevereiro e maio, então, nesse momento, o governo solicitou a atividade de busca das pessoas que foram imunizadas para verificar com precisão a cobertura da vacina”.

O monitoramento será realizado entre os dias 20 e 29 desse mês, por agentes das unidades de saúde. “A partir dessa terça-feira a população receberá visitas de pessoas que trabalham nas unidades de saúde e que estarão identificadas com o cartão da prefeitura. A atividade será executada na parte da manhã e, em algumas unidades que atendem uma quantidade maior de pacientes, será realizada no sábado”.

A coordenadora pede para que os moradores mantenham o cartão de vacinas em um local de fácil acesso. “A imunização contemplou desde crianças de nove meses até adultos de 59 anos, 11 meses e 29 dias. Essas pessoas não precisam estar na residência, pois o agente irá verificar apenas o cartão de vacinas”.

Segundo a coordenadora, caso o morador deseje, é possível entrar em contato com o departamento de Epidemiologia, pelos números (34) 3690-3120 ou 3690-3170 e verificar se o agente faz parte do quadro de funcionários da secretaria de Saúde. “Essa ação será realizada gradativamente, então, estamos avisando os moradores para que não se assustem com as visitas. Pedimos para que todos os funcionários estejam devidamente identificados e, em caso de dúvidas, o morador pode entrar em contato conosco”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: