Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Milhares de araguarinos têm contas de água atrasadas

sex, 1 de dezembro de 2017 05:19

Da Redação

Débito gera corte após 45 dias da notificação

Na atual gestão, os cortes de água devido a inadimplência e ligações clandestinas começaram a ser executados no mês de março. Segundo o superintendente adjunto da Sae (Superintendência de Água e Esgoto), Ageu Cézar Guimarães o consumidor recebe a notificação 45 dias antes do corte, sendo que a autarquia aguarda o atraso de três meses. “O índice está muito alto. Além da necessidade de pagar as despesas, o município não pode abrir mão de receita”, destacou.

Diariamente tem sido realizado em torno de 100 cortes sendo que a média de débitos em contas de água é de 20 mil pessoas e não se restringe a determinados bairros. “Em todas as regiões há registros. O local que tem em torno de 90% de inadimplência é o distrito de Piracaíba”, revelou.

O valor médio de gastos por casa é de 40 reais. “A economia continua sendo a melhor saída para evitar estes transtornos, lembrando que ainda existem inúmeros imóveis que não possuem o hidrômetro”, esclareceu. A compra do hidrômetro é de responsabilidade do proprietário do imóvel, mas a colocação é feita pela Sae gratuitamente.

Para ter de volta o abastecimento de água é necessário realizar os pagamentos das taxas de corte e de ligação.  Também pode ser feito o parcelamento da dívida em atraso com 90% de desconto em juros e multas, conforme aprovado em projeto de lei na Câmara Municipal de Araguari no dia dez de fevereiro. No entanto, quando o contribuinte deixa de pagar três meses do parcelamento ele perde o benefício e tem o fornecimento de água cortado. Posteriormente, as dívidas podem ser encaminhadas para protesto extrajudicial ou execução fiscal.

O atendimento na Sae é de segunda à sexta-feira, das 8 às 18h. O endereço é: avenida Hugo Alessi, 50 – Industrial. Mais informações no telefone 3242-3579.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: