Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Membros da sociedade civil se reúnem para discutir políticas públicas voltadas à Cultura

qui, 6 de julho de 2017 05:40

Da Redação

Nessa sexta-feira, 7, durante o Fórum Permanente de Cultura, ex-integrantes do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais e membros da sociedade civil discutirão políticas públicas voltadas ao município.

De acordo com Arley Silvério, ex-membro do Conselho de Cultura, o objetivo do fórum é mobilizar a sociedade para alcançar as políticas públicas relacionadas à cultura. “Essas reuniões buscam construir alternativas para as políticas culturais da cidade, envolvendo a sociedade civil e outras instâncias do governo municipal. Seu fundamente é o direito à participação cultural dos cidadãos”.

Reuniões do Fórum Permanente de Cultura são abertas a todos os membros da sociedade civil

Reuniões do Fórum Permanente de Cultura são abertas a todos os membros da sociedade civil

 

Os participantes do Fórum Permanente de Cultura estiveram reunidos na última sexta-feira, 30, quando foram discutidas temáticas como a recomposição do Conselho de Cultura. “O mandato foi encerrado há vinte dias e não podemos continuar as atividades sem a eleição. Para isso, é necessário que a Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec) faça a documentação e publique um edital”.

Outro tópico discutido foi a elaboração do “Plano Municipal de Cultura” que, segundo os participantes, está em andamento desde 2009, mas não foi concluída. “Esse plano é que dará as diretrizes, junto com a sociedade civil, para melhor atingirmos a demanda de investimento de forma setorial nos diversos seguimentos da cultura”.

A paralisação do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) também foi discutida. “Ainda não tivemos uma resposta do governo a respeito da situação da recomposição da Comissão de Análise e Seleção de Projetos (CAS), mas, assim que ela for recomposta, o PMIC poderá ser ativado novamente”.

Durante a reunião estiveram presentes: Agostinho Tozzo (Studio Arabesque de Dança), Arley Silvério (professor no Conservatório de Música), Tiago Scalia e Diogo (Teatro), Nassim Guerra (Teatro), Marco Aurélio (Emcantar), Robledo Henriques (Associação José Lázaro Henriques), Roselane Messias (professora Escola Estadual), Manuel (Literatura), Baltazar Brazão e João Gonçalves (Essência Cultural), Lilian Salgado, Gabriela Gomes Rosa (Escola de Samba Paraiso e Gestora Cultural), Paulo Curcino (Hip Hop), Anderson Mundim (Dança), Ronei Ribeiro (Dança), Renata Ribeiro da Silva (Dança), Igor Alves, Rogerio Rodrigues, Paulo Vitor, Daiane Aparecida (representante da vereadora Virginia Alcântara (PTC) da Comissão de Educação e Cultura do Legislativo).

A próxima reunião acontecerá nessa sexta-feira, a partir das 18h30, na Casa da Cultura Abdalla Mameri. “Nossa última reunião foi bastante produtiva, então, convidamos todos os seguimentos da sociedade cultural a participarem conosco essa semana. É importante que todos participem para que o Plano Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura sejam representativos e possam atender igualitariamente as demandas do setor cultural de nosso município”.

O presidente da Faec, Jean Carlos Laverdi, afirma que providências estão sendo tomadas quanto às demandas discutidas no Fórum Permanente de Cultura. “Esperamos abrir um chamamento na próxima semana para a eleição do Conselho Municipal de Cultura e estamos aguardando um parecer do Departamento Jurídico para a reestruturação da Comissão de Análise e Seleção de Projetos”.

Em relação ao Plano Municipal de Cultura, o presidente comenta que também está aguardando um parecer do Departamento Jurídico. “Esse plano começou a ser elaborado por uma empresa há alguns anos e, quando assumimos, percebi que vários setores não haviam apresentado suas demandas e isso não estava correto. Enviei o documento para análise do Jurídico e estou aguardando um parecer. Nenhuma dessas demandas foi paralisada”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: