Membros da Associação Casa de Davi reúnem-se com vereadores para solicitar apoio
qui, 12 de abril de 2018 05:12por Tatiana Oliveira
Instituição auxilia hoje aproximadamente 40 moradores de rua e os prepara a fim de serem reinseridos na sociedade
Durante a sessão ordinária de terça-feira, 10, na Câmara, representantes da Associação Casa de Davi reuniram-se com os edis para solicitar auxílio em um projeto de geração de emprego para moradores de rua que são abrigados na Associação. Esteve presente, juntamente com o presidente da Casa de Davi e um representante da iniciativa privada o secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira de Souza.

Presidente da Associação conta que quatro ex moradores de rua que estiveram internos na entidade hoje cursam faculdade
Fundada em julho de 2014, passaram pela entidade aproximadamente 650 moradores de rua, afirma o presidente-fundador da Associação Casa de Davi Juliano Marques Ferreira. O primeiro projeto da entidade, o “Casa de Adulão”, abriga hoje 38 internos, sendo que vinte deles estão prontos para reinserção na sociedade. “Nós preparamos a pessoa para voltar para a sociedade, mas o complicado é o pós. É o que ocorre depois que ela sai da Casa”, coloca. Segundo ele, a falta de emprego é um dos maiores motivos para a pessoa retornar às drogas e a situações de risco.A reincidência no presídio hoje é de aproximadamente 85%, sendo que, grande parte, é relacionada a drogas.
Mesmo assim, o resultado após o tratamento na Casa de Davi é positivo. “Hoje temos quatro ex-moradores de rua que foram internos aqui e estão cursando faculdade. Então é a oportunidade de ajudar muita gente. Alguns dos internos que saem daqui também retornam como voluntários”, coloca. Hoje 80% do pessoal que atua na Casa de Davi o faz voluntariamente, conta o presidente.
Para solucionar essa questão, Wesley Silva dos Anjos estuda umaalternativa há vinte anos e uniu-se à Associação Casa de Davi em um novo projeto, o “Viver com dignidade”. “Na verdade, o projeto é bem simples. A pessoa que tem algum problema social, que é regresso de um processo judicial penitenciário, que tenha alguma dependência, esteja desempregada ou pare nas ruas por uma forte depressão precisa de uma oportunidade”, diz. “Primeiro ele é tratado até estar preparado para a sociedade. Mas, depois disso, ele não consegue andar com as próprias pernas, então nós precisamos oferecer essa liberdade e autonomia para ele com um emprego, dando dignidade a esse exinterno”, afirma o proponente do projeto.
Essa alternativa, conta Anjos, inclui uma parceria entre a Câmara, Executivo e a Casa de Davi. “Solicitamos ajuda do Legislativo para, pelo menos nos primeiros oito meses a um ano, eles nos deem uma chance de começar juntamente com a prefeitura. É, inclusive, uma oportunidade para eles fazerem um marco junto à sociedade”, coloca.
O cálculo feito pelo proponente do projeto prevê um auxílio financeiro do Governo. “A única maneira que temos de ajudar essas famílias que o secretário de Políticas Sobre Drogas, conhecido como Aladim, tira das drogas e o Juliano recebe como morador de rua é dar emprego, dar dignidade para essas pessoas”, disse. “Para isso é preciso ter renda, fornecer o emprego a partir de uma entidade sem fins lucrativos, pois as empresas não vão abraçar isso por estarem custando a sobreviver”, coloca.
A renda, no primeiro ano do projeto, seria gerada por repasse da Câmara. “Verificamos que em Araguari o Legislativo tem direito a 6% de repasse das receitas gerais do município. Verificando esses números, o presidente faz um planejamento plurianual com uma estimativa de receitas do município e solicita isso. Esse valor pode ser a menor ou maior, pois não há como prever exatamente a quantia. Então, pedimos que o valor a maior, aproximadamente 0,5% mensal, seja repassado a esse projeto”, coloca. Após reunião com os edis, foi informado que irão reunir-se com o jurídico da Câmara e entre si para avaliar a possiblidade.
Para o secretário de Políticas sobre Drogas, é uma questão de dar dignidade ao ex interno. “Isso não vai onerar os cofres do Legislativo nem do Executivo. Nós apenas estamos querendo dar dignidade para pessoas que ficam em uma clínica entre seis meses a um ano e estão prontas para ir para a sociedade, mas não tem para onde ir. Nós queremos dar emprego, dignidade para elas”, afirma. “O bom exemplo vem de casa. Se Deus tocar no coração do prefeito e dos vereadores iremos gerar 90 empregos temporários de seis meses, para limpar um cemitério, limpar a cidade, seja o que for. Isso com todos os encargos trabalhistas, com tudo para dar dignidade a essas pessoas”, completa.
Conheça a Casa de Davi
A Casa de Davi foi fundada em 2014 e hoje atua a curto, médio e longo prazo. O primeiro projeto, o “Casa de Adulão, tem por intuito acolher moradores de rua, pessoas com vínculo familiares rompidos e em situação de vulnerabilidade. “Acolhemos essas pessoas e ajudamos com documentação, estudo, capacitação profissional para promoção do ser humano”, coloca o presidente.
A médio prazo, está sendo firmada uma parceria entre a Associação e o Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – Imepac – para criação de uma creche. “O intuito é trabalhar com as crianças, com os filhos das pessoas que estão presas, com os filhos dos traficantes de drogas, trazê-los e dar mais do que educação, dar princípios e valores para essas crianças”, disse.
A longo prazo a entidade conta com a viabilidade do projeto “Viver com Dignidade”. “O novo projeto vem de uma demanda da cidade de muitos anos. A reincidência tanto na criminalidade quanto nas drogas é muito grande. Isso porque a pessoa sai da recuperação com esperança, mas não encontra uma mão estendida, uma vaga de emprego”, lamenta. “Vem então essa necessidade de gerarmos empregos, fazer essas pessoas produzirem, aumentando a autoestima delas e também aumentando a condição de vida social da nossa cidade de Araguari”, conclui.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
- Aman Agronegócios e LDT Engenharia/Drakes vencem de novo e ficam próximos da classificação ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
