Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Melhorias no Centro de Apoio Especializado DST/Aids motivam requerimento

sex, 3 de fevereiro de 2017 05:30

Da Redação

Referência em prevenção e tratamento de Aids e doenças sexualmente transmissíveis, o Centro de Apoio Especializado é um dos braços da secretaria de Saúde. Além de oferecer testes gratuitos, o local promove ao longo do ano diversas campanhas de conscientização, no sentido de reverter o surgimento de novos casos da doença.

Melhorias no CAE DST/Aids motivaram um requerimento do vereador Levi Siqueira (PMDB) na última sessão da Câmara. Segundo ele, faltam recursos para aquisição de material gráfico, como panfletos e fichas para novos cadastros. “Nem os formulários eles tem para cadastrar, precisam tirar xerox,” comentou.

No requerimento, houve também o pedido de nomeação para um médico infectologista, que foi atendido. A nova coordenadora do CAE é Alexandra Karina Dias da Silva.

Segundo o líder do governo na Câmara, a preocupação com a falta de material para conscientização é ainda maior com a proximidade do Carnaval, uma das épocas do ano em que os trabalhos voltados à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis são consideravelmente intensificados. “Pedi ao secretário de Saúde (João Batista) que analise essa situação. Eles estão sem recurso para fazer esse tipo de programa, então solicitei que a secretaria de Saúde informasse quanto de recurso vem especificamente para isso e o motivo de não estar sendo utilizado,” comentou.

Posteriormente, o objetivo do vereador é continuar a cobrar melhorias para a área, como reforma do prédio, aquisição de equipamentos administrativos, como computadores e móveis, que estão desgastados. “Fizemos o pedido ao prefeito que está muito sensível nesse sentido. Só entregar preservativos não adianta,” concluiu.

No local, são realizados testes de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis. Durante o dia, serão feitos testes rápidos de HIV. É o teste de sangue, que não precisa ser realizado em jejum e o resultado fica pronto em dez minutos. Para fazer o teste rápido basta ter em mãos o documento de identidade.

O Centro de Apoio Especializado realiza o tratamento de portadores de HIV, Hepatites virais e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Conta com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, técnicos de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal, psicóloga, assistente social e médica infectologista.

O CAE também possui uma farmácia, onde os pacientes tem acesso aos antirretrovirais. Para mais informações sobre a realização de exames ou tratamento, interessados podem entrar em contato pelo telefone 3690 3023 ou na sede, localizada na praça José Rodrigues Alves, aberto de segunda a sexta-feira das 7h às 17.

1 Comentário

  1. márcia beatriz sardela disse:

    Sem recurso não. o recurso da Aids é depositado na conta do bloco da epidemiologia anualmente.
    o que acontece é que esbarra na dotação orçamentaria do município. As requisições foram feitas nos últimos 4 anos, reforma, compra de material de informatica, material impresso e outros, mas é necessário os mesmos processos que se passa todas as outras unidades como licitações e outras questões burocráticas. Assim como em todas as unidades acontece o mesmo.
    os pedidos foram feitos as requisições foram realizadas, mas como não houve licitação nos últimos 2 anos nada foi comprado. Inclusive a reforma do prédio chegou a ser licitado e uma empresa ganhou o processo e foi barrado por falta de dotação orçamentaria.

Deixe seu comentário: