Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Meio Desligado – Jornal da Cultura fora do ar: a censura petista

qua, 15 de abril de 2015 07:05

talita_meiodesligado

Não raro ouço afirmações de que todos os partidos são iguais.Todos corruptos, todos ruins, sem piores nem melhores. A ditadura militar acabou e levou com ela a censura, somos livres agora. Quanta ilusão. Depois de um dia cansativo, tudo o que você quer é tomar um banho, comer alguma coisa, assistir o Jornal Nacional até as nove da noite e então mudar para o canal 4. Começava o Jornal da Cultura.

JORNAL DA CULTURA FOTO PRINCIPAL

Willian Correa, âncora do Jornal da Cultura

 

Pluralidade de opiniões e análise das notícias como não se vê em nenhum outro programa do gênero na TV aberta, muito bem conduzido por Willian Correa. O JC tem esse clima de Manhattan Connection, sem Paulo Francis, mas com Pondé.

Marco Antonio Villa reverbera em rede nacional o desabafo de uma nação. Os debates entre ele e o ex-deputado pelo PT, Airton Soares, que não é petista, mas que sempre evita afirmações mais duras ao seu antigo partido, rendiam observações contundentes. Num país onde reina a falácia e o “assassinato de reputações”, é revigorante acompanhar comentaristas com formação em Filosofia, Economia, História, Direito, Ciência, compartilhando pontos de vista mais elaborados, em sintonia com a realidade do país e do mundo. Ligar a TV e ver o Villa podendo se expressar fazia a gente voltar a ter esperança de um país melhor.

O filósofo Luiz Felipe Pondé dá um nó na cabeça dos “inteligentinhos”

O filósofo Luiz Felipe Pondé dá um nó na cabeça dos “inteligentinhos”

 

Segunda-feira. Depois de tomar banho e jantar, sentei no sofá para assistir o JC. A postagem que havia visto na internet estava certa. A Rede Minas tirou o Jornal da Cultura do ar na quinta-feira, 9. No lugar, entrou o água com açúcar “Repórter Brasil”, gerado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), ligada ao governo federal. Não precisa dizer mais nada.

O governador do estado, Pimentel, é PT. Para confirmar ainda mais essa linha de raciocínio, o presidente da Rede Minas, Israel do Vale, deu uma lamentável desculpa: “não tinha conteúdo nosso veiculando no Jornal da Cultura”.

Não faz o menor sentido. O “Repórter Brasil” sequer transmite notícias estaduais, e sim nacionais, um institucional barato cujo conteúdo expressa unicamente o ponto de vista do governo. O “Roda Viva”, que também é da TV Cultura, segue na programação normalmente. Fato é que o JC tinha boa audiência no estado. Com essa mudança repentina e estranha, a transmissão continua no canal 16 da Net, 516 da Net HD e canal 160 da Sky.

O historiador Marco Antonio Villa, uma exceção entre os colegas de profissão

O historiador Marco Antonio Villa, uma exceção entre os colegas de profissão

 

Assim que pegou as chaves do cofre, o PT tem revelado uma intolerância incompatível com o circo que costumavam fazer quando estavam na oposição. Agora não suportam a mínima das críticas. O PT é o partido mais nocivo para a democracia porque tem os mesmos defeitos dos outros e ainda tenta impor sua ideologia goela abaixo nesses atentados diários, como tirar um jornal do ar, cortar o ensino de inglês nas escolas, o direito das pessoas terem armas, calar a Polícia Federal.

E leva esse alinhamento ideológico ao extremo, até para as relações comerciais do Brasil com outros países. Querem controlar a mídia, acham que o Estado lhe pertence e a ele deve servir. O PT é o pior partido porque governou por muito tempo sem oposição, com o Congresso no bolso e não promoveu uma mudança significativa que beneficiasse toda a população, como a reforma tributária.

São populistas, no pior sentido que essa palavra possa ter. Destroem a autoestima do povo, fazendo com que se sintam incapazes de estudar, trabalhar, melhorar de vida com o suor do próprio rosto. Manipulam minorias e movimentos sociais. O PT incentiva o vitimismo para fazer o papel de “salvador”, o representante do “Super-Estado”, que vai cuidar do povo e ampará-lo. Esse Estado protetor quer o povo cada vez mais miserável, sem estudo, dependente. Esse Estado-governo-PT que te arranca um quarto do salário em impostos e não devolve nem metade disso nas poucas obras que alardeia ser o responsável. Se o país vai mal, a culpa nunca é deles. É da crise mundial de oito anos atrás, do capital financeiro, dos EUA, da elite branca, do PSDB, do coxinha.

Tirar o Jornal da Cultura do ar em Minas Gerais foi um duro golpe, mas os tempos, eles estão mudando.

31 Comentários

  1. Jair Antonio de Oliveira disse:

    A manchete da coluna é tendenciosa, desonesta. A TV Cultura não está fora do ar. O programa continua acessível, por meio de antenas parabólicas e canal pago. No estado de São Paulo, na TV aberta como sempre esteve.

    O que acontece em Minas Gerais é que o governo resolveu assumir de fato as suas obrigações de gerir a Rede Minas, como está definido nos estatutos da emissora estatal. Diferentemente do governo do Aécio, que usou e abusou do programa produzido pelo governo do PSDB de São Paulo, a nova gestão de Minas colocou temporariamente o “Repórter Brasil” no lugar do JC, enquanto prepara programa regional voltado à integração das comunidades mineiras (isso a colunista escondeu de seus leitores).

    Na verdade, reproduzir o Jornal da Cultura do PSDB de São Paulo seria para o governo mineiro, em termos comparativos, o mesmo que o Diário de Araguari reproduzisse em suas edições trabalhos produzidos pelos profissionais da folha de pagamento da Gazeta.

    Enfim, a impressão que se tem é que a colunista deixou de lado a ética jornalística ao partidarizar opinião e encorpando de vez o espírito coxinha de ódio pelo PT.

  2. Gazeta do Triângulo disse:

    Olá, Jair! Ao contrario do que foi dito por você, as colunas assinadas não refletem necessariamente a opinião do Jornal Gazeta do Triângulo e nós damos total liberdade aos nossos colunistas para expressar e publicar quaisquer que seja o teor ou conteúdo da mesma.

    Assim como também temos vários colunistas e colaboradores que possuem um ponto de vista semelhante ao seu e nem por isso desmerecemos eles, ou dizendo que estão sendo antiéticos ou partidarizando opiniões.

    Att,
    Gazeta do Triângulo

  3. Talita Gonçalves disse:

    Boa tarde Jair,

    Como está bem claro, essa coluna é de opinião e a minha opinião é essa. Tenho um espaço no jornal onde posso dizer o que penso, isso não é materia, nem reportágem, é um artigo de opinião.

    Está fora do ar na TV aberta sim pra quem mora em Minas Gerais, e expliquei isso ao longo do texto. Ou você acha que todo mundo tem SKY e parabólica?

    O que acontece é que em Minas Gerais quem assumiu a presidência da Rede Minas, Israel do Vale, é do PT. Se você acusa o Jornal da Cultura de ser do PSDB, não dá para negar que a mudança tem mais a ver com o PT estar insatisfeito com as críticas merecidas que vinha recebendo. Privilegiar noticias regionais é desculpa esfarrapada, tem conteúdo regional em outros horários da grade, como a TV Universitária.

    Uma coisa não tem nada a ver com a outra. O Jornal da Cultura era produzido em São Paulo, mas as notícias eram de âmbito nacional, assim como o Jornal da Band, da Globo ou demais telejornais, são produzidos em determinados estados mas com conteúdo que interessa a todos os brasileiros.

    Abraço

  4. Stella Vieira disse:

    Olá Jair, tudo bem?
    Acho que você poderia pesquisar um pouco mais sobre o gênero jornalístico “coluna” antes de criticar a ética de um profissional. Ao contrário do que você pensa, nós, jornalistas, temos direito sim a ter nossa opinião e expressá-la. Isso não é falta de ética. Falta de ética seria tentar expressar a nossa opinião e convencer os leitores através de nossas reportagens, desrespeitando o princípio da imparcialidade.
    Por favor, se informe melhor antes de nos criticar.
    Muito obrigada.

  5. Jeovandir disse:

    Vai ser difícil contra argumentar a colunista, concernente ao seu alto grau de alienação e baixo espirito crítico, concernente às diferentes “ideologias” partidárias que dão pluralidade a democracia. Suas referências não representam essa pluralidade, muito pelo contrário, elas reforçam um senso comum midiático construído e denunciam o pouco alcance de suas análises. O tom raivoso utilizado é o mesmo usado pelo “historiador” citado e, ainda, Pondé há muito deixou de ser uma referencia acadêmica por “palpitar” em áreas que não domina, só para ficar nestes. Sugiro que recorra a fontes mais cofiáveis que não deixem o rancor partidário transparecer com tanta facilidade. O clima de beligerância instituído no país, grande parte, vem da irresponsabilidade de não aceitar as diferentes vozes que compõem o coro democrático. Quanto as inferências feitas ao Estado protetor, não passam de discurso rasteiro usado pelo liberalismo para desqualificar as políticas sociais e, em contrapartida, privilegiar o privado. Sugiro, para ficar melhor informada, recorrer a estudos mais elaborados e sérios, sem partidarismos grosseiros e desonestos como os citados. Sua análise feita sobre o PT reforçam os argumentos expostos até aqui. É um apanhado pinçado em diferentes e precárias fontes utilizadas. Jesuissss!!!!!

  6. Milva disse:

    Boa noite, além da Rede Minas não estar passando o jornal, na TV paga que eu tenho pela Net também não está passando no canal 3 que é da TV Brasil. Por isso estou estranhando mais ainda.

  7. Heloísa disse:

    O jornal da cultura está fazendo muita falta pela qualidade e profissionalismo de todos que participava. Tenho que assistir pela internet e não e a mesma coisa mais fazer o que na terra de TIRA-DENTES Que tanto lutou precisamos que aparece um líder urgente

  8. Carlos disse:

    A censura, na verdade está neste jornal que nada notícia do protesto em Araguari, contra o prefeito.

  9. Ronaldo disse:

    A “colunista” assiste Jornal Nacional e quer discutir censura??!!
    É bom ela dar uma boa leitura na história do Brasil, principalmente na fase da ditadura militar, e se informar sobre o desmanche financeiro e editorial que o PSDB realizou na TV Cultura.
    Um conselho, não coma nem assista qualquer coisa.

  10. Talita Gonçalves disse:

    Milva e Heloísa,

    Não coloquei na coluna, mas descobri depois, em alguns comentários na página da TV Cultura que aqui em Minas o JC é transmitido também na parabólica no canal Paraná Educativa.

  11. Talita Gonçalves disse:

    Jeovandir e Ronaldo,

    Como nenhum dos dois consegue argumentar, só vir com essa desqualificação rasteira, acho que dá para responder ambos de uma vez só. O Jeovandir principalmente, ficou só no mimimi e não conseguiu mostrar por A mais B onde estou errada.
    “Alienada”, “discurso rasteiro”, “senso comum midiático” (nossa, que profundo), não aceito “as diferentes vozes do coro democrático”, “discurso rasteiro usado pelo liberalismo”, ou seja: só chegou e colou esses adesivos em mim e no que eu disse, sem explicar porque não concorda comigo. Mas é assim mesmo, não esperava nada além disso.

    Cursei História na UFU por dois anos e meio, então acho que já dei uma lida sim na história do Brasil.

    Você é que parece não ter lido nada sobre História Mundial né, porque tá fazendo essa associação barata de censura + ditadura militar.

    A censura tá ali firme e forte em Cuba, na Venezuela, na Bolívia, (amiguinhos do PT) na Rússia, na China, reinava nos governos do Hitler, do Stalin. Nem toda ditadura militar é de direita. Lutar contra a ditadura não significa que se é a favor da liberdade. No caso da Dilma, ela lutava contra uma ditadura para instaurar a que ela achava melhor no lugar.

    Então quem assiste Jornal Nacional não pode discutir censura? Nossa, que ótima afirmação, a lógica te mandou um abraço! Você devia era agradecer o Jornal Nacional por ele ter cortado sua Dilmãe dizendo que voltou no tempo durante uma coletiva de imprensa. Não é dos melhores, mas com certeza, dá pra aproveitar algumas coisas dele sim.

    Quais leituras você me sugere? Blogs patrocinados pela Petrobrás? Carta Capital? O jornal “Repórter Brasil”, institucional descarado do governo federal que está sendo transmitido na hora do Jornal da Cultura?

    Olha só que surto maneiro: primeiro vem um cara dizendo que o Jornal da Cultura é comprado pelo PSDB. Aí vem outro cara dizendo que o PSDB realizou um desmanche financeiro na TV Cultura na época da ditadura.

  12. Talita Gonçalves disse:

    Oi Carlos,

    Obrigado pela participação. Levei seu questionamento para o chefe de redação do jornal.

    Abraço

  13. Talita Gonçalves disse:

    Oi Carlos,

    O protesto aconteceu no finalzinho da tarde de terça-feira, após o horário de fechamento do jornal e não passou em branco, visto que na edição de hoje, 16 de abril, quinta feira, o assunto é abordado.

    Abraço,

  14. Alexandre Turner disse:

    ENTÃO A GAZETA DO TRIANGULO SE UNIU AO CORO QUE TA SENDO LIDERADO PELO MORO DA IMPRENSA AMERICANÓFILA OPRESSORA GOLPISTA?
    CLARO, JORNALISTAS NÃO CONSEGUEM LIDAR COM FATO QUE AGORA O POBRE VIAJA DE AVIÃO, QUE O NEGRO TÁ NA FACULDADE, QUE A MULHER GANHA O MESMO TANTO QUE O HOMEM, QUE TEM GAY EM BRASILIA!

    MUITO BOM, CONTINUEM COM ESSE GOLPISMO, MUITO ME DEIXA TRISTE QUE ARAGUARI, UMA CIDADE COM CENTO E QUINZE CACHOEIRAS (E VOCÊ PODE CONTAR), TERRA DO FAMOSO QUEIJO MINAS, ESTEJA FINALMENTE CAINDO NAS GARRAS DA IMPRENSA FINANCIADA PELOS TUCANALHAS!

    PAREM COM ISSO, APENAS ACEITEM QUE O PT TÁ FAZENDO O MELHOR PRO BRASIL! PRENDAM VERDADEIROS LADRÕES, COMO O EIKE, OS MARINHO, O AÉCIO (VRUM VRUM COLUNA PRA HELICOPTERO DE COCAÍNA NÃO TEM NÉ?) E DEIXEM OS CIDADÃOS DE BEM COMO O VACCARI, DIRCEU E GENOÍNO EM PAZ.

    É POR CAUSA DE ABSURDOS COMO ESSA COLUNA QUE A MIDIA TEM QUE SER LOGO DEMOCRATIZADA, PARA QUE TODOS TENHAM VOZ IGUAL PERANTE AO POVO, E NÃO APENAS GRUPOS GOLPISTAS COMO O DA GAZETA DO TRIANGULO.

    ESTOU DECEPCIONADO

  15. Jeovandir disse:

    Prezada Talita,

    Não tenho tempo para discussões rasas. Quando cito referencias, estou pensando em artigos científicos, teses, dissertações, estudos sobre o Estado brasileiro, sobre a política mundial, economia, sociologia, filosofia, … Só com dois anos de estudos é impossível perceber tudo isso, demanda tempo, vontade e persistência. Para compreender um fenômeno social é preciso ter clareza das contradições que o cercam e, isso, significa avançar para além das suas aparências. Caso contrário pode cair no ridículo de achar-se detentor da verdade, ou pior, presumir, apressadamente, como o outro pensa e age. Se não tem capacidade de assimilar críticas é melhor não expor o que pensa a uma coletividade.

  16. Talita Gonçalves disse:

    Caro Jeovandir,

    Discussão rasa é justamente isso que você tá fazendo agora. Artigos científicos, teses, dissertações, ah sim. Tipo essas que você esta usando agora, só que não. Tenho certeza que você não coloca em prática esse lição de moral que está me dando, porque se colocasse, já teria você mesmo citado autores e esse vasto material acadêmico necessário para contradizer os argumentos que mostrei no meu artigo de opinião.

    Espero críticas fundamentadas, não essas falácias do espantalho que você usa. Pare de atacar a minha pessoa, refute o que eu disse.

    Abraços

  17. Fred Moraes disse:

    Jeovandir, ao atacar a jornalista no lugar do texto dela, você cai na falácia do ad hominen, tentando desvalorizar o que ela disse com base na pessoa que ela é. Esse tipo de argumentação só é usado por pessoas ignorantes ou desonestas.

    Quer você queira ou não, tudo que você disse não invalidou uma única palavra que a jornalista escreveu no texto. Na verdade, isso só demonstrou sua incapacidade de lidar com ideias diferentes, por chamar de ignorante alguém que expressa um ponto de vista diferente do seu.

    Você é o intolerante aqui, e não a jornalista.

  18. Stella Vieira disse:

    Eu fico boba de ver que ainda tem gente defendendo o governo atual na situação em que o país está. Compram as pessoas para ficarem com o caminho livre. “Ah, mas o governo é bom para os pobres, agora eles viajam de avião, deixa eles roubarem dinheiro, aceitem que o PT está fazendo o melhor para o pais”. :D
    Amigo, o pior cego é aquele que não quer ver.
    Eu sei que muitos veículos não honram mais a imparcialidade, mas tem coisa que não tem como inventar. O Brasil está LOTADO de ladrões. O que adianta defender o PT falando que o PSDB também rouba? Meus queridos, nenhum deles tinha que estar no governo. Vocês estão se contentando com (desculpe a palavra) merda. Nós merecemos um país melhor e um governante decente.
    E por favor Alexandre Turner, COLUNAS não refletem a opinião do jornal. Faça o favor de parar de julgar o veículo de comunicação baseado na opinião dos colunistas. Todo mundo é livre para expor seus pensamentos e a coluna vem assinada exatamente para mostrar de QUEM é a opinião.
    Estou decepcionada é com a sua falta de bom senso.

  19. andré disse:

    é muita coragem da jornalista o texto sobre o jornal da cultura. a moda do esquerdismo chegou meio tarde por aqui, e por isso deve demorar mais pra passar. e o PT conta com seus militantes pagos ou não, sempre dispostos a defender a ”ordem do dia”. e sempre o mesmo discurso espantalhista de ”odiar pobres”… quer dizer, tudo bem o PT isentar a fifa em 5 bilhoes de impostos, mentir por anos q esta tudo bem, cobrar só 17% de impostos de bancos (industria pagam 34%) endividar o brasil como nunca antes na historia deste país, incluindo a divida externa q NÃO foi paga… tudo bem… isso não incomoda. mas ver um pobre no aeroporto, isso sim é o grila os 64 % q acha o governo PT ruim ou péssimo.

  20. Rafael Albrigo disse:

    Meu Deus, sinceramente não dá pra entender esse povo que apóia o PT estão totalmente segos. Como disse Historiador Leandro Carnal no próprio JC debate entre ”Barrabas e Jesus”, preferiram crussificar ”Jesus”

  21. Patricia disse:

    Nossa… li os comentários acima e fiquei pasma com os “defensores” das idéias do PT… nenhum expõe as suas idéias de forma a contestar o que a jornalista disse, só ofendem… isso é a democracia que eles pregam? Até agora termos como “coxinha”, “golpistas”, foram usados, mas de forma vazia… Credo. E o que é isso, Alexandre Turner? “É POR CAUSA DE ABSURDOS COMO ESSA COLUNA QUE A MIDIA TEM QUE SER LOGO DEMOCRATIZADA, PARA QUE TODOS TENHAM VOZ IGUAL PERANTE AO POVO, E NÃO APENAS GRUPOS GOLPISTAS COMO O DA GAZETA DO TRIANGULO.” Se vc preza pela democracia, deveria pensar antes de falar, porque a jornalista, bem como todos os que contestam o governo atual, tem o DIREITO de expressar sua opinião sem serem rotulados ou censurados, como vc mesmo sugere na sua frase transcrita acima, onde ressalta que a mídia tem que ser democratizada… Democrática ela já é. E é isso que nós queremos que continue. E se bem me lembro, num passado recente, foi esta mesma democracia que nos permitiu a mudança de um presidente tucano para um petista….

  22. José Ricardo Rulli disse:

    “Se você está contente bate palma !!! Se você está contente bate o pé…” Pessoal, só uma pergunta: Alguém que comentou, ou dentre as pessoas que participaram do tema proposto com algum comentário, por acaso: Você é “contra o Brasil”.
    Está mais que na hora de superarmos diferenças entre as cores, abandonar paradigmas ultrapassados e lutar, democraticamente, mas lutar: o povo pelo povo.
    Já está mais que provado, qualquer que seja a cor ou a legenda, os partidos se dividiram em governo e oposição, e se expressam num quadro onde o governo vende a oposição compra e vice-versa.

  23. Danilo disse:

    Ainda bem que eu não perdi tempo de ler isso até o fim!

  24. Mardc disse:

    O povo de Minas não perde nada. O jornal da Cultura é apadrinhado por Geraldo Alckmin, cujo governo colocou o estado de SP na lama.

  25. Otavio disse:

    CAROS GAZETA
    . Ao contrario do que diz, o Governo Federal disponibiliza hoje escolas por por todo estado democratizando a educação. Hoje o pobre consegue competir com o rico nas notas. As escolas estão abertas para todos onde ante so poucos poderiam acessar. O problema que vejo claramente e a alta classe se sentindo pressionada por ter que competir com o filho da empregada.
    Att
    Otavio

  26. claudinei jose disse:

    o jornal da CULTURA VIROU DIRETORIO POLITICO DO PSDB…

  27. Carlos disse:

    Inacreditável como petistas NÃO aceitam qualquer tipo de crítica! Esses nazistas (sim, nazistas, pois o partido nazista alemão era ‘partido nacional socialista dos trabalhadores’ ) vociferam contra qualquer argumento que se tente levantar. Ou seja, imagine o que fariam se tivessem o poder total nas mãos? Simples: A começar como foi feito em todos os lugares onde os comunistas obtiveram poder total…. primeiros a serem ‘eliminados’ são justamente a massa manobrável e manipulável…. os que ficam hoje chamando qualquer um de ‘coxinha’, ‘facista’, e por aí afora! Não aceita a crítica? Vá estudar e abra seus olhos! Em tempo: NÃO houve ‘ditadura’ militar no Brasil! Se o Brasil tivesse passado por ditadura, ainda estaria nela… e nunca houve uma ditadura que foi terminada por iniciativa de quem estava no poder. Os militares prepararam a democracia!

  28. LUIZ OLIVEIRA disse:

    pasmo. Como pode uma colunista tão despreparada que ao invés de argumentar bate boca com os leitores? Que vocabulário é esse? Coitado dos mineiros. Que falta de preparo profissional e emocional

  29. Wagner Meireles de Barros disse:

    Na minha opinião o melhor jornal é o da Cultura e o melhor programa de TV é o Roda Viva. Tenho tv paga, a Oi. Realmente saiu do ar e quando você liga na operadora ninguém informa nada. Se foi por motivos políticos essas pessoas estão sangrando a Democracia.Onde está a Liberdade???

  30. Alpheu disse:

    Aqui em São Paulo capital a TV cultura está fora do ar há pelo menos uns 15 dias

Deixe seu comentário: