Domingo, 22 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Meio Desligado – Flip 2016 anuncia programação

qua, 4 de maio de 2016 08:40

meio desligado

Dentre os destaques que ainda não haviam sido divulgados ao longo dos últimos meses, está o romancista escocês Irvine Welsh, conhecido pelo best-seller “Trainspotting”. O livro foi adaptado para o cinema em filme de mesmo nome lançado em 1996. Estrelado por Ewan McGregor e repleto de polêmicas cenas de drogas e do submundo da capital escocesa, o longa é ícone da cultura pop dos anos 1990.

.

Irvine Welsh

 

Na Tenda dos Autores da Flip, Ivrine Welsh participará da mesa “Na pior em Nova York e Edimbugo” ao lado do agente literário e escritor americano Bill Clegg. Clegg é autor de “Retrato de um viciado quando jovem”, sua estreia literária, sobre sua experiência na dependência química.

Outra novidade da Flip 2016 é o norueguês Karl Ove Knausgård. Clássico contemporâneo e um dos maiores nomes da literatura internacional da atualidade, Karl Ove escreveu a cultuada e polêmica série de livros “Minha luta”. Em seis volumes de inspiração autobiográfica, o escritor reflete muito detalhadamente sua história pessoal. No Brasil, foram publicados até agora três obras da saga.

.

Karl Ove Knausgård

 

Uma ilustre presença nesta edição é a jornalista bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 2015. Autora de “Vozes de Tchernóbil” (Companhia das Letras), seu primeiro título publicado no Brasil e que acaba de ser lançado, Svetlana Aleksiévitch havia sido a primeira escritora anunciada pela organização.

Além deles, a Flip 2016 havia confirmado participação do jornalista Caco Barcellos, criador do Profissão Repórter, da TV Globo, e autor de obras como “Rota 66” e “O abusado”. Ele vai dividir a mesa “Os olhos da rua” com o jornalista britânico Misha Glenny, autor de “McMáfia” (Companhia das Letras). Além de participar do encontro na Tenda dos Autores, Caco Barcellos vai dar uma oficina na FlipZona, programação paralela dedicada a adolescentes.

Caco Barcellos

Caco Barcellos

 

A poeta carioca Ana Cristina Cesar (1952-1983) foi escolhida como autora homenageada nesta edição da feira. Ela é a segunda mulher a ser lembrada pelo evento. A primeira foi Clarice Lispector em 2005. Na edição deste ano, o autor homenageado foi o escritor Mário de Andrade.

Ana Cristina Cesar

Ana Cristina Cesar

 

Expoente da geração da Poesia Marginal, que nos anos 1970 se firmou distribuindo edições caseiras no Rio de Janeiro, ao largo do mercado editorial e sob o peso da ditadura militar, Ana C., como era chamada por amigos, fundou uma vertente marcante na poesia brasileira contemporânea. A programação completa está disponível no site: http://flip.org.br

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: