Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Meio Desligado – A polêmica do cartaz machista ou a que ponto chegamos

qua, 8 de junho de 2016 05:08

meio desligado

“É impressão minha ou o mundo está ficando chato?”, disse minha companheira de redação, Samara Arruda, quando lhe perguntei se estava sabendo sobre o mais recente “mimimi” da internet: um outdoor do filme “X-Men: Apocalipse” nos Estados Unidos que foi acusado de promover machismo e violência contra a mulher. Na cena, a personagem Mística (Jennifer Lawrence) aparece estrangulada pelo vilão Em Sabah Nur (Oscar Isaac) ao lado da legenda “apenas os fortes sobreviverão”.

.

.

 

Não é impressão da Samara. Depois das críticas negativas, como exibição de poder através de agressão a mulher e influência machista para crianças, a Fox anunciou que vai retirar os cartazes de circulação. “Em nosso entusiasmo para mostrar a vilania do personagem Apocalipse, não reconhecemos de imediato a conotação perturbadora da imagem”, disse o estúdio.

É sério isso? Mesmo? Não consigo acreditar que num mundo caótico e imperfeito como o nosso, repleto de causas realmente válidas para se levantar um questionamento realmente válido, as pessoas se sintam impelidas a enxergar sexismo num cartaz de X-Men. Chega a ser surreal. Triste a Fox ter recuado diante de uma bobagem dessa, que por um lado, deverá impulsionar o marketing do filme.

.

.

A violência faz parte da vida e desperta o interesse principalmente dos meninos. Basta olhar do que eles brincam, o que desenham. Lutinhas, polícia e ladrão, espadas, armas, explosões, caveiras, batidas, jogos de tiro, luta, porrada, batida de carros, herois e vilões. E por falar em herois e vilões, é disso que se trata a imagem em questão. Tanto Mística quanto o Apocalipse são personagens de ficção, não são pessoas comuns. Eles são azuis! Eles são mutantes!

Tem que forçar muito a barra para pensar que crianças iriam interpretar essa luta como um homem batendo em uma mulher, e mais ainda, que se tornariam violentas devido a um cartaz de filme ou jogos. Tenho plena convicção de que elas entendem perfeitamente que a história em questão é “de mentirinha”, e que o Apocalipse está apenas fazendo o seu papel, que é ser mau.

O politicamente correto tem funcionado tão bem porque se alimenta dessa ânsia que as pessoas tem de parecerem santas e inteligentes perante os demais na internet. Como? Fazendo textão sobre coisa banal e pegando carona naquilo que está em evidência para ganhar likes. Os santinhos de Facebook nunca estão errados, ainda que entrem em contradições mil. Pelo contrário, são argutos observadores de todo tipo de assunto.

O mundo seria um lugar menos chato se pelo menos os santinhos se contentassem em admirar a própria perfeição, como Narcisos que são, ao invés de querer impor a ditadura do próprio umbigo aos outros.

.

.

1 Comentário

  1. Otaniel disse:

    Interessante, e os outros heróis do filme que foram massacrados, eram homens, e ninguem disse nada, e essas pessoas que dizem essas barbaries , sao as mesmas que lutRam por igualdade e ainda lutam, e quando sao colocadas nas mesmas condicoes reclamao (vai entender isso) , agora so falta os direitos humanos se manifestarem.

Deixe seu comentário: