Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Meio Ambiente: 200 mudas são plantadas na região das Araras nesta quarta-feira

qui, 2 de dezembro de 2021 09:35

Da Redação

A ação foi realizada por meio de um projeto que envolve a Cufa e LD Celulose, além de outras parcerias, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Projeto ambiental planta 200 mudas em Araguari

Ontem, quarta-feira, 1º de dezembro, logo no período da manhã, aconteceu a execução de um projeto aprovado pela CUFA – Central Única das Favelas de Araguari, no edital ambiental lançado neste ano pela empresa LD Celulose.

O projeto foi intitulado “CERRADO E ÁGUA – Educação Ambiental e a Revegetação na Vertente da Nascente das Araras”, e executou uma oficina aberta de educação ambiental ministrada pelo biólogo Alex Caetano, sob coordenação pedagógica do Professor Doutor Dickson Duarte. Ao final da ação, foi feito o plantio de 200 mudas de árvores nativas na nascente das Araras, que é uma área natural verde muito importante para a região, pois forma o córrego do Ribeirão das Araras e ajuda a abastecer o lençol freático do município.

A área está degradada em consequência da ação do homem, presença de animais como o gado, queimadas intencionais e período de seca. As mudas de plantas nativas foram escolhidas e indicadas pela bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente Sandra Graciele e plantadas pelos alunos do 9º ano do CEM (Centro Educacional Municipal CAIC Dr. Arcino Santos Laureano, sob coordenação da diretora da Escola Sirley Maria, e da coordenadora do Programa de Educação Ambiental Girassol da Secretaria Municipal de Educação, Silvia Helena Fernandes.

Em contato com o chefe da pasta de Meio Ambiente no município, Guilherme Santana, a reportagem foi informada de que a ação traz benefícios imediatos e também a longo prazo. “Temos uma recuperação ambiental de uma área de nascente, em aspectos de que esse corpo hídrico tenha cada vez mais água e seja protegido por uma plantação ao redor. No futuro, temos impactos na qualidade do ar e na questão climática, além da qualidade e preservação do solo e da água. A Secretaria teve um papel de auxiliar o projeto, que ocorreu no momento do plantio e avaliando o projeto técnico. Precisamos mostrar a importância da união. Todos de mãos juntas”, explicou. Guilherme também chamou atenção para a união entre órgãos, empresas e autoridades que trabalharam juntos para viabilizar a ação ambiental.

Participaram da cerimônia de plantio: o secretário Municipal de Meio Ambiente Guilherme Henrique Santana; o secretário Municipal de Educação Gilmar Chaves; a secretária de Agricultura Waldeny Assis; o comandante da Polícia Militar de Meio Ambiente em Araguari, tenente PM Sérgio Quirino; e representantes da LD Celulose e da Ekos Ambiental, patrocinadores e supervisores da execução do projeto.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: