Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Medidas para amenizar problemas causados pela chuva estão entre ações da secretaria de Obras

qua, 11 de janeiro de 2017 05:31

por Stella Vieira

Serviço de tapa-buracos foi retomado na última semana

O período chuvoso exige um planejamento adequado para evitar situações que podem trazer prejuízos sociais e econômicos aos municípios. Em Araguari, o período chuvoso causa diversos transtornos à população, incluindo alagamentos em vários bairros e diversos buracos nas vias públicas.

Além de melhorias na limpeza das vias públicas e das redes de drenagem pluvial, bocas de lobo, tubulações e galerias

Além de melhorias na limpeza das vias públicas e das redes de drenagem pluvial, bocas de lobo, tubulações e galerias

 

De acordo com o secretário de Obras, Paulo Brito, na última semana, o serviço de tapa-buracos foi retomado. “Com as chuvas, não temos as condições ideais de trabalho, mas há diversos buracos e tivemos relatos de acidentes, então, aguardamos a chuva passar e estamos trabalhando nos momentos em que há Sol”.

O secretário afirma que estão sendo utilizados dois caminhões de massa asfáltica diariamente para a execução do serviço. “Fizemos as vias de acesso que estavam com os maiores buracos e continuaremos a operação. Temos vários projetos para a melhoria das vias de maior fluxo, mas, a princípio, estamos realizando estudos e verificando as prioridades. Esses projetos serão trabalhados futuramente”.

A equipe que realiza o serviço de tapa-buracos também é responsável pela limpeza dos bueiros no município. “Estamos conciliando os dois serviços, mas é importante que seja realizado um trabalho de conscientização da população. Se o cidadão observar, a causa do entupimento dos bueiros geralmente é o lixo, então, é necessário que seja feito um trabalho em conjunto. A prefeitura deve manter os bueiros em ótimas condições e a população deve estar atenta e diminuir a quantidade de lixo”.

Outro problema causado pelas chuvas no município são os alagamentos, que ocorrem em diversos bairros. “Recebemos diversas reclamações relacionadas a esse tema, porém, quando falamos em alagamento, são obras muito complexas e de grande porte”.

Em outubro do ano passado, o Ministério Púbico entrou com uma ação civil contra o município, visando solucionar os problemas relacionados à drenagem pluvial dos bairros. No final de novembro, a liminar foi julgada como procedente, porém, ainda não foram divulgados quais aspectos exigidos na ação deverão ser executados.

As recomendações do Ministério Público foram: a elaboração de projetos de macro drenagem das bacias hidrográficas, o cadastro das redes existentes, além de melhorias na limpeza das vias públicas e das redes de drenagem pluvial, bocas de lobo, tubulações e galerias. Também foi recomendada a implantação de programas de conscientização da sociedade em relação ao impacto de resíduos sólidos na drenagem.

O secretário informou que a equipe ainda não teve acesso às determinações. “Estamos fazendo um levantamento juntamente com a procuradoria de todos os Termos de Ajuste de Conduta (TAC) do Ministério Público firmados com o município. Iremos analisar esses TACs e verificar quais são as situações emergenciais”.

Em relação às estradas rurais, o secretário acrescentou que há possibilidade de que a situação seja pior entre os meses de janeiro e março. “Com o período chuvoso, as estradas pioram substancialmente e algumas estão sem manutenção há mais de cinco anos. As máquinas e equipamento da secretaria estão em condições muito difíceis. Temos a opção de utilizar máquinas terceirizadas, porém, com a situação atual da prefeitura, não temos recursos para o pagamento”.

Paulo Brito ressaltou que, apesar dos transtornos causados pela chuva, a secretaria está trabalhando com empenho para solucionar as questões emergenciais. “A determinação do prefeito Marcos Coelho (PMDB) é de muito trabalho, dedicação e transparência. Sempre que necessário, a população pode entrar em contato conosco e, mesmo que não consigamos resolver todas as situações ao mesmo tempo, vamos nos esforçar para atender a todos”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: