Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Mário Nunes ganha biografia

ter, 10 de março de 2015 00:10
Lançamento do livro foi realizado no último sábado, 7, na Casa da Cultura
Na noite de lançamento, o autor José Eustáquio Valverde Moraes autografou exemplares da obra. Foto: Jocimar Fotógrafo

Na noite de lançamento, o autor José Eustáquio Valverde Moraes autografou exemplares da obra.
Foto: Jocimar Fotógrafo

DA REDAÇÃO – Um trabalho que começou em 2011 foi celebrado na noite deste sábado, 7: o lançamento da biografia “Sou Mário Nunes de Araguari”, escrita pelo historiador José Eustáquio Valverde Moraes. O evento realizado na Casa da Cultura Abdalla Mameri reuniu cerca de 200 pessoas, entre autoridades, familiares e amigos do biografado e do autor. Muitos vieram de outras cidades e até da Alemanha para prestigiar a ocasião.

Durante toda a noite foram exibidos vídeos e fotos sobre Mário Nunes, que contou com coquetel e música ao vivo – jazz, bolero e MPB. O ponto alto foi a execução da música Amapola, uma das favoritas de Mário Nunes. Na sessão de autógrafos, os convidados receberam a obra e um sachê com moedas da antiga coleção do jornalista.

Lançamento do livro movimentou a Casa da Cultura. Foto: Gazeta do Triângulo

Lançamento do livro movimentou a Casa da Cultura.br> Foto: Gazeta do Triângulo

A família de Mário Nunes, emocionada com a homenagem prestada a seu pai, expressou profundo agradecimento a todos que contribuíram para que a obra fosse realizada, especialmente o autor, José Eustáquio Valverde Morais e o proponente do projeto, Ronaldo César Borges.

“Sou Mário Nunes de Araguari” foi publicado com incentivo do Programa Geraldo França de Lima/ Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PMIC, da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec). O livro reúne 351 páginas com fotografias, correspondências e vasto material cedido pela família com depoimentos de pessoas que conheceram o “pai dos jornalistas,” além é claro, de muitas das suas histórias, algumas delas pouco conhecidas.

PRAÇA INAUGURADA

Ainda no sábado, pela manhã, foi inaugurada no Jardim Interlagos a praça Mário Nunes. Na ocasião estiveram presentes o prefeito Raul Belém (PP) além de amigos, familiares do homenageado e moradores das proximidades. Após o descerramento da placa, foram distribuídas balas às crianças e o casal Maria José e Onofrinho entoou músicas dos velhos tempos.

O projeto de lei aprovado pela Câmara em junho de 2012 foi uma proposta do então vereador Evaldo Luiz de Almeida. A família adquiriu a pilastra e a placa que levam o nome de Mário Nunes. Eles também plantaram no centro da praça um Flamboyant, uma das árvores prediletas do jornalista.

As recordações são instantâneas. “Ele costumava ir ao Pica-Pau de terça-feira a domingo. Ele gostava muito de umas árvores com pequenas flores alaranjadas. Ele levava uma sacola e, antes de voltar para casa, enchia com essas flores e colocava-as no parabrisas de cada carro que estava no estacionamento e todo mundo sabia que era ele,” relembrou Mário Nunes Junior, filho do eterno “pai dos jornalistas”.

2 Comentários

  1. Vânia Lúcia Rocha disse:

    Sou moradora do Bairro Jardim Interlagos, fiquei muito feliz e orgulhosa de verificar que no quarteirão da minha casa estava sendo nomeada uma praça em homenagem ao querido Mário Nunes, que conheci quando criança. Minha irmã muito amiga dele tinha uma coluna em seu jornal. Boas recordações! Mas hoje passando pela praça logo de manhã, fiquei abismada em perceber que haviam roubado a pilastra com a placa da praça…um Absurdo! Peço aos familiares que providenciem outra forma do nome de Mário Nunes constar aqui na praça, pois pra nós é um orgulho, infelizmente pessoas bestiais que não tem a mínima noção de nada ficam à espreita em busca de tirar proveito até de uma pilastra. Espero ser atendida e ter novamente o símbolo de volta que faz jus homenagem ao nosso querido cidadão. Muito obrigado! Vânia Rocha.

  2. carlos augusto muniz disse:

    eu me chamo carlos augusto muniz. Meu pai augusto muniz nasceu em 1900 em araguari e trabalhou na estrada de ferro goias de 1931 após a revolução de 1930 até 1948, quando mudou para BELO HORIZONTE. meu pai gostava muito da UDN e acho que conheceu o Sr. Mario Nunes. Eu carlos augusto nasci em araguari em 1934, em 1944 estava no grupo escolar e depois fui para o colegio dos padres , o REGINA PACIS. Estudei até 1948, quando meu pai e minha mãe levou eu , meu irmão e minhas irmãs para Belo Horizonte. Minha irmã e meu irmão que nasceram antes de mim , tiveram meningite e morreram pequenos com 2 anos.Tenho um grande amor pela teerra , cidade de araguari, me tornei engenheiro , pela UFMG, 2o tenente do CPOR e fiz muitas pontes,sempre divulgando ARAGUARI , como o berço da minha familia e educação de base. Escolas grupo raul soares, escola regina pacis. Fui aluno da Dona Marieta Nogueira , Direora do grupo raul soares e da Dona gioconda nogueria, com quem aprendi o alfabeto e numeros. Também , minha familia teve muitas visitas em araguari do PADRE ELOI KEE, e ele ambém visitava meus familiares em anapolis, sempre fea parte da familia. Era muito alto.. Gostaria de adquirir de poiis deste relato da minha vida em araguari o livro EU SOU MARIO NUNES DE ARAGUARI. como posso adquirir um esemplar. favor enviem me uma resposta. meeu filho teve em araguari tentando obter algum livro e não conseguiu. ele conseguiu o livro da jucelia abadia ARAGUARI, a historia do trem, de minas a goias, fatos e coisas de abdALA MAMERI, AMIGO DO MEU TIO SALVINHO, JA HOMENAGEADO NO BOTIJA PARDA E MEU AVO SALVINO PIRES, TAMBÉM HOMENAGEADO POR TER CONSTRUIDO O RAULSOARES E O HOSPITAL SÃO SEBASTIÃO, AGUARDO MENSAGEM. OBRIGADO POR SUA ATENÇÃO

Deixe seu comentário: