Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Mamógrafo Móvel atende mais de 1400 pacientes em Araguari

sex, 11 de setembro de 2015 08:20

Da Redação

Pacientes que apresentaram exames com alterações devem passar por avaliação médica

A secretaria de Saúde de Araguari divulgou essa semana, os resultados dos exames de mamografia realizados no Mamógrafo Móvel, disponibilizado pela secretaria Estadual de Saúde. O público alvo foram mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos e pacientes com indicação médica.

Dentre os exames realizados no município, 223 apresentaram algum tipo de alteração

Dentre os exames realizados no município, 223 apresentaram algum tipo de alteração

 

Os exames foram realizados entre os dias 6 e 30 de abril, no veículo instalado na praça Manoel Bonito. De acordo com a Dra. Marislene Pulsena da Cunha, coordenadora do departamento de Atenção Primária da secretaria de Saúde, foram realizadas 1405 mamografias para rastreamento do câncer de mama. “A secretaria Estadual de Saúde encaminhou os resultados dos exames para o município e a equipe da Atenção Primária realizou a entrega e orientações às pacientes”.

A médica explica, ainda, que os resultados dos exames são lacrados com fitas adesivas de cores diferentes e classificados de acordo com a presença ou não de alterações. “Dentre as 1405 mamografias, 1182 foram classificadas na cor azul, ou seja, exames normais, que devem ser repetidos no prazo de dois anos, com exame clínico de mamas anual”.

Segundo a médica, as outras 223 mamografias (15%) apresentaram algum tipo de alteração, sendo 18 classificadas na cor amarela, 200 na cor laranja e cinco na cor vermelha. “A secretaria de Saúde organizou o agendamento das consultas das pacientes que apresentaram exames alterados para avaliação médica e exames complementares. Essa quantidade demonstra a importância e a necessidade da realização do exame de rastreio para a prevenção do câncer de mama”.

As avaliações acontecem em parceria com o Ambulatório de Ginecologia do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (IMEPAC), com os profissionais especialistas Dr. Paulo César Fernandes e Dra. Jaqueline Guidoux (mastologista). “As consultas foram agendadas para os meses de setembro, outubro e novembro”.

Marislene Pulsena acrescenta que as cinco pacientes classificadas com a cor vermelha foram encaminhadas imediatamente para a realização da biopsia e atendidas para exame clínico e programação de procedimentos cirúrgicos. “A cor vermelha configura uma provável patologia maligna, por isso é necessária a biopsia. Duas dessas pacientes receberam os resultados, confirmando um carcinoma infiltrante da mama, e estão realizando os exames pré-operatórios”.

As mulheres que não participaram da ação, mas tem interesse em realizar o exame preventivo do câncer de mama, podem procurar as Unidades Básicas de Saúde do município. “Não é necessário realizar a consulta com o ginecologista. Todos os médicos generalistas podem solicitar o exame”.

A médica revela ainda, que dentre os cânceres causadores de morte em mulheres, o de mama está em primeiro lugar, seguido pelo de colo uterino e ressalta que a prevenção e diagnostico precoce podem ser realizados através da mamografia de rastreamento. “O exame rastreia a existência de alguma lesão precursora do câncer de mama. Mesmo sem a apresentação de sintomas, a mamografia deve ser realizada a partir dos 50 anos, pois pode haver alguma lesão que ainda não foi detectada. Essa é uma doença sistêmica, porque causa muito sofrimento. Apesar de ser localizado na mama, ele pode atingir outros órgãos, como fígado, cérebro, ossos ou pulmão. A incidência vem aumentando, mas a capacidade de diagnóstico tem melhorado nas cidades e estados”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: