Sábado, 13 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Mais um mutirão para doação de sangue bem sucedido é realizado em Araguari

sex, 14 de novembro de 2014 00:10

DA REDAÇÃO – O final do ano se aproxima e para garantir os estoques de sangue que atendem a região, a Fundação Hemominas de Uberlândia tem mobilizado a sociedade para a importância de doar e realizado coletas programadas. Uma delas aconteceu em Araguari na manhã de ontem, em parceria com o vereador Wesley Lucas de Mendonça (PPS), no centro catequético da igreja Matriz. Assim como nos demais eventos do tipo, a procura foi intensa.

População araguarina participou em peso de iniciativa para coleta de sangue. Foto: Gazeta do Triângulo

População araguarina participou em peso de iniciativa para coleta de sangue. Foto: Gazeta do Triângulo

A tranquilidade imperou nos trabalhos da equipe do Hemominas do início ao fim, como relatou a médica hematologista Thaís Camargos. “Um dos nossos objetivos é estimular a população e as coletas programadas, com esse apoio de parceiros que auxiliam na organização para facilitar o acesso ao doador,” ressaltou.

Os interessados passaram inicialmente pela triagem clínica, que constata se o indivíduo é apto para doar conforme critérios de peso, saúde etc. Em seguida, a triagem hematológica verifica se o candidato não está com anemia. Ele então se alimenta e em seguida realiza a doação. Terminada a coleta, ele se alimenta novamente e recebe atestado médico para permanecer em repouso o resto do dia.

O professor de educação física João Batista Neto faz do ato de doar um hábito. Desta vez, ficou sabendo da iniciativa através de alunos e não precisou ir até Uberlândia. “Ficou mais fácil, a distância às vezes dificulta. Acho importante ser doador para ajudar a quem precisa,” reiterou.

Outras pessoas também dividem essa opinião. É o caso de Kellen de Souza Leles, que chegou por volta das 11h e substituiu de última hora um dos voluntários que passou pela triagem e não retornou. Ela conta que até mudou o horário de almoço para participar. “Tentei outras vezes, mas não dava certo. Na Unipac o meu horário não coincidiu,” contou.

Mas nem todos tiveram a mesma sorte que ela. Quase sempre, o número de interessados supera o número máximo de bolsas de sangue a serem coletadas e desta vez não foi diferente. “Por isso é importante que o posto de coleta funcione em Araguari. Por mais que os mutirões sejam organizados, esse tipo de ação não oferece a mesma estrutura de um lugar fixo, com uma equipe para realizar esse trabalho todos os dias,” ressaltou o vereador.

Apoiaram o mutirão para doação de sangue a Paróquia Senhor Bom Jesus da Cana Verde, Academia Point, Supermercado Tejotão, Gazeta do Triângulo e secretaria de Saúde.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: