Segunda-feira, 15 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Mais um café, por favor

qua, 22 de outubro de 2014 00:40

Abertura Ficha Técnica

Uma carta pelos próximos quatro anos do Brasil.Foto: Divulgação

Uma carta pelos próximos quatro anos do Brasil.
Foto: Divulgação

Prezado (a) presidente,

Há três meses, invadiu meu caminho, a televisão e a traseira do veículo da frente. Sem pedir permissão, interrompeu meu almoço em família, o churrasco entre amigos e o domingo de futebol. Não levantei bandeiras, por sinal tive receio de bater o carro quando uma delas levava seu rosto numa esquina qualquer. Enfim, meus parabéns pela vitória a todo custo.

No dia 27 de outubro, acordarei pela manhã, tomarei um café e sairei para trabalhar. Não lhe culpo pelo calor da Etiópia que devo enfrentar, mas sua frieza de clichês, propostas e pretensões permanecerão a me atormentar. Outrora, vi uma notícia na qual dizia que um time do futebol francês pretendia resgatar Adriano aos gramados. Acredite, presidente, sua missão é muito pior.

Poderia relatar todos os meus anseios e preocupações pelo que mais me parece a geração do “mimimi”. Ainda assim, restrinjo àquilo que me faz continuar. Quem dera se o esporte fosse como o “frescobol” de Millôr Fernandes, com espírito esportivo e sem fins lucrativos ou disputas formais. No país dos “7 a 1”, ainda se mata por futebol.

Conquistar uma medalha olímpica não pode ser apenas uma credencial para propagandas do governo ou passaporte para quatro anos de ostracismo. Sei que o dinheiro existe, mas não deve encontrar desvios até chegar ao endereço final. Trouxeram um padrão, porém foram embora com ele na bagagem. Paciência.

De fato, nada é como se espera, talvez por seus imprevistos, a vida ganha mais cor. Até o acaso pode ser mera ironia do destino. Combata a corrupção, mas lembre-se que um antídoto não é eficaz se na receita faltam ingredientes.

Caro (a) presidente, peço que compreenda minhas mal traçadas linhas. Meu pranto é apenas um tanto de um receio por outro desencanto. Ao menos, espero que nas próximas manhãs, o café continue quente, o leite esteja fresco e o pão não seja aquele que o diabo amassou.
vinheta pj

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: