Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Mais de mil estudantes de escolas públicas e privadas da região participam de Feira do Conhecimento

sex, 23 de novembro de 2018 05:15

Da Redação

Oportunidade mostra possibilidades profissionais para quem está concluindo o ensino médio

Desde segunda-feira, 19, alunos do 3º ano do ensino médico de escolas públicas e privadas da cidade e região visitaram a Feira do Conhecimento, promovida pelo Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – Imepac Araguari. O evento aconteceu no Ginásio anexo ao Instituto e tem por objetivo auxiliar o aluno na escolha da carreira. “Ficamos pensativos; é difícil escolher uma profissão,” coloca a estudante Mariana de Fátima.

Estudantes de escolas públicas e privadas têm oportunidade de conhecer profissões em Feira do Conhecimento

Estudantes de escolas públicas e privadas têm oportunidade de conhecer profissões em Feira do Conhecimento

 

A Feira, para Mariana, foi essencial para ter certeza do que escolher. “Eu pretendo cursar Medicina Veterinária e aqui pude ter mais contato com um pouco do que a carreira trabalha, isso ajuda bastante.” Assim como ela, Marcos Bruno Rodrigues também tem ideia da profissão que quer e veio à feira para se aprofundar mais. “Gostei do evento, achei muito bacana ter esse contato. Sempre quis fazer Engenharia Civil e agora tenho mais certeza ainda do que quero”, alega.

Ambos fizeram parte do grupo de alunos que frequentou a Feira do Conhecimento ontem pela manhã, vindos de Corumbaíba (Simon Bolivar), Tupaciguara (Sebastião Dias Ferraz), Estrela do Sul (Robert Kennedy), Grupiara (Coronel José Faleiros Aguiar), Dolearina (E.E de Dolearina), Cascalho Rico (E.E. Benedito Valadares), Indianópolis (E.E Nelson Soares), Romaria (E.E Santa Maria Goretti) e Piracaíba (E.E Piracaíba). Somente ontem pela manhã, 353 estudantes do último ano do ensino médio frequentaram a Feira.

Ontem no encerramento, em caráter especial, a feira também ocorreu no período noturno, quando 237 estudantes do 3º ano aqui da cidade tiveram a oportunidade de conhecer os 15 cursos ofertados pelo Imepac, sendo 104 da E.E Professor Antônio Marques, 83 da E.E. Madre Maria Blandina e 50 da E.E São Judas Tadeu.

O tour começou dentro do Instituto, com visitas em laboratórios e terminou no ginásio com uma mostra de profissões ministrada por alunos e professores dos cursos do Imepac. De acordo com a diretora geral do Imepac, Divânia Araújo Freitas, o evento acontece anualmente e passa por constantes melhorias. “Chegamos agora em um modelo que podemos atender melhor os alunos, esclarecer melhor sobre os cursos. Então o balanço que fazemos é que essa foi a melhor Feira do Conhecimento até hoje.”

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, Erico Chiovato, afirma que o mercado de trabalho da cidade pede profissionais formados. “É uma oportunidade para informar a sociedade, porque hoje o nosso mercado em Araguari está necessitando de mão de obra especializada para atender o grande volume de empresas que estão chegando à nossa região”.

No estande de Engenharia de Produção quem estava à frente das explicações era Victor Lúcio da Silva Silvano, estudante do 8º período, o qual relata ter gostado da experiência. “É muito bacana ter a oportunidade de explicar o que a gente faz no curso, as aplicações. É fundamental, principalmente para nossa cidade, para valorizar a profissão, porque os alunos às vezes não entendem o que é a engenharia de produção. É muito boa essa troca de experiência”.

Visitaram a feira

No primeiro dia do evento a E.E. Professor Antônio Marques esteve no local com 138 alunos junto a mais 21 estudantes do colégio Nacional. Na terça-feira, quem esteve prestigiando a mostra de profissões foi a E.E. Isolina França Torres (70 alunos), a E.E. Madre Maria Blandina (205 alunos) e o Colégio Dom Bosco (39 alunos).

Na quarta-feira pela manhã, foram convidados e compareceram ao evento a E.E. Raul Soares (81 alunos), a E.E. Dona Eleonora Pierucetti (55 alunos), a Escola Estadual São Judas Tadeu (31 alunos), a E.E. José Carneiro da Cunha (35 alunos) e estudantes de Amanhece (20alunos).

No último dia do evento pela manhã, visitaram o Imepac estudantes de outras cidades, dos seguintes colégios: 50 alunos do Simon Bolivar (Corumbaíba), 80 alunos do Sebastião Dias Ferraz (Tupaciguara), 53 alunos do Robert Kennedy (Estrela do Sul), 25 alunos da Coronel José Faleiros Aguiar(Grupiara), 21 alunos da E.E de Dolearina (Dolearina), 42 alunos da E.E. Benedito Valadares (Cascalho Rico), 50 alunos da E.E Nelson Soares (Indianópolis), 40 alunos da E.E Santa Maria Goretti (Romaria) e 13 alunos da E.E Piracaíba (Piracaíba). À noite, 104 alunos da E.E Professor Antônio Marques, 83 da E.E. Madre Maria Blandina e 50 da E.E São Judas Tadeu estiveram no encerramento da Feira de Conhecimento.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: