Sábado, 13 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Mais de 20 espécies de árvores são plantadas em avenidas de Araguari

ter, 18 de novembro de 2014 00:06
Trabalho de replantio começou no início da manhã de ontem. Foto: Secretaria de Meio Ambiente

Trabalho de replantio começou no início da manhã de ontem. Foto: Secretaria de Meio Ambiente

TALITA GONÇALVES – Aproximadamente 650 mudas de árvores deverão ganhar espaço nos canteiros centrais das avenidas ao longo da semana. Três equipes da secretaria de Meio Ambiente começaram o trabalho de replantio no início da manhã de ontem. Logo no primeiro dia, foram plantadas 46 delas na Coronel Belchior de Godoy; 75 na Minas Gerais e 48 em outras avenidas, conforme necessário.

Ipê roxo, branco, amarelo e rosa, jacarandá mimoso, cerejeira, oiti, quaresmeira, sapucaia, angico, paineira, urucum, flamboyant. Essas são algumas das mais de 20 espécies disponíveis.

Só na avenida Brasil, localizada no bairro Brasília e que atualmente está em fase de obras, serão mais de 130 mudas.

Devido ao curto período de chuva do ano passado, as plantas não germinaram. “Tivemos que fazer novamente o plantio, mas agora estamos numa época propícia para isso,” explica o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Carvalho.
Além de arborizar a cidade, a estética também interessa. A escolha pode variar conforme o local. A avenida Bahia, por exemplo, receberá palmeiras, pois é esta a espécie predominante nos canteiros. Em frente ao Bosque, o canteiro terá ipês. “Contamos com o apoio da população que se interessar em cuidar dessas árvores,” completou o secretário.

Enquanto a equipe realizava o replantio, alguns moradores pediram para que as mudas fossem plantadas também em suas calçadas, algo muito bem-vindo, segundo o secretário. “Muitas pessoas fazem isso por conta própria; é uma atitude louvável, mas às vezes elas não respeitam o espaçamento necessário. As árvores precisam de uma distância mínima para crescer sem se chocar umas com as outras,” explicou Cristiano Carvalho.

Quem quiser plantar uma árvore em frente à própria residência, basta entrar em contato com a secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3690-3115.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: