Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Maior Feira de Cafeicultura Irrigada do país têm início nesta terça-feira

ter, 19 de março de 2019 05:50

Da Redação

Começa hoje, 19 de março, mais uma edição da Fenicafé (Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura). O evento se tornou tradição em Araguari, sendo o local ideal para a divulgação de pesquisas e uma vitrine para as empresas expositoras que produzem produtos voltados para a cafeicultura.

Durante três dias de evento, a feira espera receber um público médio de 20 mil pessoas

Durante três dias de evento, a feira espera receber um público médio de 20 mil pessoas

 

De acordo com o presidente ACA (Associação dos Cafeicultores de Araguari), Claudio Morales Garcia, tudo está pronto para receber os participantes e a expectativa de sucesso é grande. “Trabalhamos para alcançar nesta edição, o mesmo sucesso dos anos anteriores, para isso convidamos os araguarinos e profissionais do setor para prestigiar a feira. Serão três dias de evento com várias atividades.”

Com o tema “Conecte-se ao futuro da cafeicultura”, a Fenicafé tem início às 9h, quando será feita a entrega de materiais além das inscrições dos participantes, que podem adquirir o passe diário ou o pacote para os três dias. Os estudantes devem apresentar a carteirinhas e os participantes que realizaram a inscrição pela internet, devem apresentar comprovante.

Pesquisadores, agricultores, técnicos, produtores de café e autoridades, poderão participar da solenidade de abertura marcada para as 10h30. Também estão confirmadas a presença dos deputados estaduais Raul Belém (PSC) e Doorgal Andrada (PATRI), dos deputados federais José Vitor (PMN) e Lafayette Andrada (PRB), além de autoridades de Araguari e região, bem como, a secretária da Agricultura Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Valentini. Representando o Governador Romeu Zema (NOVO), Ana Valentini também atua como produtora rural e engenheira florestal.

Segundo a programação, às 14h acontece o primeiro workshop com o tema “Café do Brasil no Mundo”, que será ministrado pelo palestrante Edgard Bressani. Em seguida, às 14h45 acontece o debate sobre “Mercado e Exportação de Café” tendo como mediador Francisco Sérgio de Assis.

Logo depois, às 15h30 será discutido o tema “Parceria, estratégias para cafeicultura, demanda e necessidade do produtor” com Breno Mesquita, vice-presidente da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais). Encerrando o primeiro dia de atividades, acontece às 17h a palestra do comunicador Fernando Cunha, que irá debater o tema “Fale melhor e venda mais”.

A feira, montada em uma estrutura de mais de 5 mil metros quadrados, espera um público médio de 20 mil pessoas. Durante os três dias acontecem ainda outros dois eventos: o 24º Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada e a 21ª Feira de Irrigação em Café do Brasil. Estes são voltados aos pesquisadores e estudantes que irão divulgar seus artigos e mostrarem as teses defendidas.

A visitação também é aberta ao público. Os araguarinos podem ainda conhecer mais de 80 expositores que ocupam os mais de 90 estandes, além de apreciar os mais diversos tipos de máquinas e serviços que podem ser utilizados em uma lavoura. “Estamos aguardando a presença de todos e desejamos uma boa feira e ótimos negócios aos participantes,” finalizou Claudio Morales.

Confira a programação para esta quarta-feira, 20, segundo dia da Feira:

Quarta-feira 20/03

8 às 9h – Visita aos stands

9 às 9h30 – Abertura do XXI Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada

Workshop- Cafeicultura digital e uso racional da água

9h30 às 11h – Agricultura Digital – Uma visão empresarial;

11 às 11h45 – Agricultura Irrigada: desafios e oportunidades para o desenvolvimento sustentável;

11h45 às 12h30 – Manejo da irrigação: inovação e ajustes do manejo;

12h30 – Almoço

Workshop – Fertirrigação do cafeeiro

14 às 14h45 – Fertirrigação: interação solo/planta, dinâmica e ferramentas de acompanhamento;

14h45h às 15h30 –  Da teoria à prática da fertirrigação do cafeeiro;

16h15h às 17h – Manejo da fertirrigação do cafeeiro;

17 às 17h45 – Considerações: Eng.º Agr. Wilson Goto, Adolfo Moura, Luiz Dimeinstein Mediador- Eng.º Agr. Flávio Bambini, consultor e produtor rural.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: