Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Maio Laranja é tema de vários eventos da Secretaria de Ação Social

ter, 3 de maio de 2022 08:05

Da Redação

 

O mês de maio tem como característica a campanha de conscientização sobre a prevenção do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes. De acordo com as informações do Governo Federal, neste ano, a campanha prevê a divulgação de um material exclusivo que contém vídeos, cards, infográficos, matérias especiais e ainda um evento de lançamento de novas políticas públicas. As peças serão publicadas no portal dos Direitos Humanos e nas redes sociais @mdhbrasil, com o auxílio da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

“Neste período, damos uma atenção mais que especial às nossas crianças e adolescentes. Os impactos da violência sexual, física ou psicológica são imensuráveis, mas podem ser amenizados dependendo de como a vítima será acolhida”, afirma a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto.

Campanha Maio Laranja visa prevenir o abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes

 

No dia 18 de maio acontece a celebração do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data se refere à menina capixaba Araceli Crespo, que com 8 anos foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta em 1973.

A violência sexual contra crianças e adolescentes pode acontecer em qualquer idade, até mesmo com bebês. O abuso sexual é caracterizado quando um adulto ou adolescente usa a criança para praticar algum ato de natureza sexual. A exploração sexual acontece quando eles são utilizados com o objetivo de troca ou de alcançar lucro financeiro ou de outro caráter em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

Em Araguari, a Secretaria de Trabalho e Ação Social promoverá vários eventos com relação ao tema, são eles: Pedágio Educativo, na avenida Coronel Teodolino Pereira de Araújo (em frente ao Ginásio Poliesportivo), no dia 11 de maio, das 9h às 16h; Seminário de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Cine Rex, no dia 1️9 de maio, das 8h às 17h; Palestra e Teatro para alunos da rede pública municipal, alusivos ao I Seminário de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Cine Rex, no dia 30 de maio, das 8h às 11h.

Vale destacar, que credenciamento para o seminário do dia 19 começa às 8h, às 9h acontece abertura oficial.

Ontem, 2, a reportagem da Gazeta entrevistou o secretário do Trabalho e Ação Social, Paulo Apóstolo, na ocasião ele apontou que mais de 95 mil denúncias de violência contra crianças e adolescentes foram recebidas em 2020, por meio do Disque 100, canal vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Os registros incluem violência física, psicológica, abuso sexual físico, estupro e exploração sexual. Como forma de chamar atenção para o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes surgiu a campanha Maio Laranja.

“Durante a pandemia da Covid-19, as crianças e adolescentes ficaram ainda mais vulneráveis ao cenário de violência. É importante lembrar, que violência não é apenas agressão física, mas pode ser também psicológica, sexual, exploração e até mesmo negligência. É dever de todos protegê-los contra qualquer forma de abuso”, finalizou Paulo Apóstolo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: