Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Mães denunciam ausência de profissionais em creches do Portal dos Ipês

qua, 9 de agosto de 2017 05:58

por Mel Soares

Segundo o secretário de Educação situação foi normalizada

Na reunião ordinária da Câmara Municipal dessa terça-feira, 8, o vereador Paulo do Vale (PV) acompanhou apenas parte da sessão tendo em vista que foi averiguar uma denúncia de moradores do Portal dos Ipês.

Conforme o edil relatou à reportagem, mães enfrentaram transtornos ao deixar os filhos nos centros educacionais infantis Wanda Pieruccetti e Lybia Vieira os quais não oferecem número de funcionários suficiente para atender a demanda.

“Não tem cantineira para fazer o lanche. O problema foi constatado nas duas creches desde o retorno das aulas, que foi na semana passada”, afirmou.

Unidades escolares foram inauguradas em março de 2016

Unidades escolares foram inauguradas em março de 2016

 

O secretário de Educação, Werley Macedo, afirmou que a responsável por uma das unidades solicitou a algumas mães que buscassem seus filhos mais cedo. Problemas como a falta de cantineira e a ausência de uma recreadora por motivos de saúde foram confirmados pelo titular da pasta. Por outro lado, ele informou que a situação foi normalizada.

O vereador de oposição também expôs o fato de pessoas trabalharem voluntariamente nas creches. A situação também foi esclarecida pelo secretário de Educação. “Existem mães que ajudam nos serviços das creches e isso é garantido por lei”.

Ao falar sobre o problema durante a sessão, o vereador líder do governo, Levi Siqueira (PMDB) justificou dizendo que foi firmado Termo de Ajuste de Conduta entre prefeitura e Ministério Público impedindo a renovação dos contratos com profissionais de serviços gerais. O processo para terceirização dos serviços gerais está sendo viabilizado pela secretaria de Administração e quanto a merenda escolar o edil garante que é de qualidade.

“O governo federal manda recurso equivalente a setenta centavos por criança diariamente, mas o governo municipal investe mais para o lanche de cada uma delas. Mesmo vivendo um momento de crise em que no primeiro quadrimestre nós tivemos R$ 28 milhões a menos de recurso, o prefeito não abre mão de manter a qualidade”.

Apesar dos argumentos de Levi Siqueira, Paulo do Vale continuou demonstrando indignação com o fato e disse que continuará fiscalizando os serviços prestados. “Na minha opinião é um equívoco não ter renovado o contrato com funcionários. Eles deveriam ter relatado ao Ministério Público a dificuldade de se fazer um concurso, de contratar uma empresa terceirizada”, complementou.

O secretário de Educação concluiu dizendo que é responsável por 36 unidades escolares e problemas são enfrentados diariamente. Comentários veiculados em rede social sobre falta de alimentação foram negados. “A situação foi normalizada ainda nessa terça-feira e não há ausência de lanche para as crianças”, ratificou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: