Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Macrorregião de Araguari segue na Onda Vermelha, decide Comitê

sex, 16 de abril de 2021 08:12

Da Redação

Boletim epidemiológico de Covid-19 divulgado nesta quinta-feira, 15.

Nesta quinta-feira, 15, o Comitê Extraordinário Covid-19, do governo do Estado, voltou a se reunir para analisar os quadros pandêmicos das regiões de Minas Gerais, e ficou decidido que o Triângulo do Norte, área da qual Araguari faz parte, deve seguir na Onda Vermelha do plano Minas Consciente, etapa em que a cidade já estava classificada.

Assim, as restrições determinadas pelas normas estaduais, como o distanciamento de no mínimo 3 metros, a lotação máxima de 30 pessoas e de 50% do limite de ocupação, devem permanecer as mesmas e sem alterações até a próxima semana, quando o estado volta a avaliar a situação.

Dessa maneira, as mudanças podem ocorrer somente através de normas municipais que aumentem as limitações já existentes.

A reportagem da Gazeta procurou a prefeitura de Araguari para questionar se haverá publicação de um decreto com novas restrições hoje (hipótese que a gestão considerava como possibilidade desde o início da semana), ou se as normas já vigentes continuam sendo seguidas sem alteração, porém, não obteve resposta até o fechamento desta edição.

 

VACINAÇÃO

Durante a reunião do Comitê Estadual, o secretário de estado de Saúde, Fábio Baccheretti, indicou o impacto da vacina nos óbitos de idosos em Minas. Segundo ele, as mortes vêm diminuindo nos grupos que receberam mais doses do imunizante, especialmente nos idosos acima de 80 anos. “Antes o óbito chegava a 8% nos grupos de mais idade, agora está em 3%. Em maio nossa expectativa é que a média de internação e óbito do grupo mais vulnerável caia ainda mais”, afirmou.

Nesta sexta-feira, 16, Minas deve receber mais 701.200 doses de vacinas. O governador Romeu Zema (Novo) acredita que com o novo lote poderá iniciar a imunização de idosos entre 60 e 64 anos, além de continuar a das forças de segurança e dos profissionais da saúde. Com a nova remessa, mais vacinas podem ser entregues ao município nos próximos dias.

Em Araguari, nesta sexta-feira, 16, serão aplicadas vacinas de segunda (D2) e primeira (D1) doses. São 190 imunizantes para D1, que é destinada aos idosos acima de 66 anos que ainda não foram vacinados, e 330 para D2, que é direcionada ao público que já recebeu a vacina no dia 2 de abril ou anteriormente.

É importante ter em mãos documentos de identificação, comprovante de endereço e cartão de vacinação, especialmente para os que recebem a segunda dose, uma vez que o documento comprova a aplicação da primeira dose bem como a data em que foi realizada.

As forças de segurança também já estão sendo imunizadas contra a Covid-19, de acordo com as diretrizes repassadas junto com a última remessa de doses recebida pelo município.

 

CENÁRIO MUNICIPAL

Araguari já soma 10.966 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 2.383 pacientes em monitoramento, sendo 1.249 confirmados e 1.134 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 18 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 30 vagas disponíveis. Também, estão ocupados 23 dos 53 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo cinco no Santo Antônio, três na UPA, 14 no Hospital de Campanha e um no São Sebastião. Ainda, foram computados 318 óbitos confirmados para a doença, sendo duas mortes nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira, 15.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: