Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Macrorregião de Araguari avança para Onda Amarela

sex, 30 de abril de 2021 08:16

Da Redação 

Porém, Santa Casa volta a ficar sem medicamentos do ‘kit intubação’

Boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 29

Nesta quinta-feira, 29, o Comitê Extraordinário Covid-19, do estado de Minas Gerais, se reuniu para realizar avaliação semanal dos quadros do novo coronavírus nas regiões.

Assim, a macrorregião do Triângulo do Norte, da qual Araguari faz parte, avançou para a Onda Amarela do programa estadual Minas Consciente. A decisão tem em vista os dados mais recentes, que, de acordo com o que foi divulgado pelo estado, indicam redução de 38% da incidência da Covid-19 em MG.

A Onda Amarela possui restrições menos severas do que a Vermelha. As lotações em locais ou eventos não devem ultrapassar a quantidade máxima de 100 pessoas, o distanciamento linear a ser mantido não deve ser menor do que um metro e meio e o limite de ocupação é de 75% da quantidade máxima de pessoas.

A reportagem procurou a prefeitura de Araguari para saber se serão feitas alterações nas normas municipais que limitam a venda de bebidas alcóolicas aos fins de semana e feriados, bem como o funcionamento de estabelecimentos depois das 22h neste mesmo período. A gestão informou que as restrições a serem seguidas serão as alusivas ao plano Minas Consciente (Onda Amarela) e que as normas municipais ainda estão em análise. Deve ser publicado um decreto municipal nos próximos dias.

 

 ‘KIT INTUBAÇÃO’

Pela segunda vez neste mês de abril a Santa Casa de Misericórdia de Araguari fica sem medicamentos do chamando ‘kit intubação’, usados em pacientes que realizam tratamento contra Covid-19 no município. Ela havia recebido na semana passada uma quantidade que seria suficiente para aproximadamente sete dias, porém, os estoques acabaram.

O estado, através da secretaria de estado de Saúde (SES-MG), anunciou que o envio de mais medicamentos já está previsto.

A prefeitura de Araguari informou que tem cobrado para que seja enviada a quantidade ideal de medicamentos, e que não pode adquirir diretamente os remédios. Ainda, esclareceu que os repasses estão em dia, mas há dificuldade em encontrar profissionais da saúde para atuarem na unidade hospitalar.

 

CENÁRIO MUNICIPAL

Araguari já soma 11.718 casos de infecção pelo novo coronavírus, atualmente com 2.525 pacientes em monitoramento, sendo 1.171 confirmados e 1.354 suspeitos. No que diz respeito à ocupação dos leitos de UTI, são 18 pacientes na Santa Casa de Misericórdia nas 20 vagas disponíveis. Também, estão ocupados 30 dos 54 leitos de enfermaria disponíveis nos hospitais de Araguari, sendo quatro no Santo Antônio, quatro na UPA, 20 no Hospital de Campanha e dois no São Sebastião. Ainda, foram computados 337 óbitos confirmados para a doença, mas nenhum nas últimas 24 horas. As informações constam no último boletim epidemiológico municipal, divulgado pela prefeitura nesta quinta-feira, 29.

 

VACINAÇÃO

A imunização de pessoas com 62 anos ou mais continua nesta sexta em Araguari.

Depois de dois dias vacinando o público alvo, restaram 150 vacinas de primeira dose, que serão aplicadas hoje, 29.

Os idosos que receberam a CoronaVac há mais de 15 dias também devem procurar o aeroporto da cidade para tomar a segunda dose. A vacinação acontece das 8h às 17h, ou enquanto durar o estoque de vacinas, e será voltada apenas para pedestres.

É preciso ter em mão documentos pessoais, comprovante de residência e o cartão de vacinas.

 

INFLUENZA

Os dados da vacinação contra a influenza (gripe) divulgados pela prefeitura indicam que tem sido baixa a cobertura alcançada.

Foram vacinadas 1.680 crianças (23%), 904 trabalhadores da saúde (28%), 33 puérperas (22%) e 171 gestantes (17%). Os números, de acordo com a gestão, representam ainda uma baixa adesão, e as pessoas dos grupos que estão recebendo o imunizante devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: