Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Locomotiva é retirada da praça dos Ferroviários para passar por restauração

sáb, 21 de maio de 2022 10:38

Da Redação

A Locomotiva foi içada ontem pelo Batalhão Mauá

Ontem, 20, o 2º Batalhão Ferroviário de Araguari retirou a locomotiva situada na praça dos Ferroviários para que ela passe por um processo de restauro e ser torne parte do Parque dos Ferroviários. O trabalho é uma parceria da Prefeitura de Araguari, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC), juntamente com o Batalhão Mauá.

A locomotiva foi a primeira que circulou pelos trilhos da Estrada de Ferro Goiás em Araguari, na primeira década do século 20. Ela faz parte dos móveis da EFG; o vagão-dormitório de madeira, composto por cabine, camas, pias, sanitários e caixa d’água. Os móveis pertencentes a Estrada de Ferro Goiás foram um dos poucos conjuntos que restaram no Brasil, situados no local de origem.

Em 1972, a locomotiva foi colocada em frente ao Palácio dos Ferroviários. No ano de 1990, ela foi instalada na praça dos Ferroviários, embelezando o local, ponto de encontro de vários ferroviários. Em 2003, a locomotiva foi tombada como patrimônio histórico de Araguari. No ano 2005, a ela foi restaurada pelo 2º Batalhão Ferroviário, na época foram realizados trabalhos de lanternagem e pintura. Em 2022, depois de 17 anos, a locomotiva passará novamente por restauro.

“É uma emoção tremenda conseguir fazer esse primeiro restauro, pois a missão que o prefeito Renato Carvalho (Republicanos) nos deu, foi de recuperar a locomotiva funcionalmente. De início, queremos recuperar toda a praça e para isso vamos trazer a locomotiva com o restauro estético (funilaria, lanternagem, vidraçaria madeiramento), além dos dormentes e dos trilhos”, disse o presidente da FAEC, Diogo Machado.

De acordo com Diogo Machado, serão implementadas uma nova iluminação cênica e uma cobertura para a locomotiva, assim ela pode se manter preservada por mais tempo. Além disso, um sistema de monitoramento será instalado para garantir a segurança da locomotiva.

Vale destacar, que os recursos para o restauro estético foram disponibilizados e o 2º Batalhão Ferroviário de Araguari é o responsável por essa etapa, que tem previsão de ser concluída em 60 dias. O projeto para que a locomotiva volte a funcionar está pronto, a próxima etapa é captar os recursos.

O presidente da FAEC aproveitou a oportunidade para agradecer pela parceria do 11º Batalhão de Engenharia e Construção e 2º Batalhão Ferroviário na recuperação da locomotiva 01 e salientar que a praça também passará por restauro, contando com um memorial aos ferroviários que já faleceram e marcaram a história da cidade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: