Limpeza e combate de focos do Aedes aegypti é realizado no Novo Horizonte
ter, 24 de janeiro de 2017 05:35Da Redação | Com Assessoria
O primeiro Mutirão contra o mosquito Aedes aegypti do ano aconteceu neste sábado, 21, no bairro Novo Horizonte. Além de 140 funcionários da prefeitura, a iniciativa ganhou reforço do 2º Batalhão Ferroviário, com cerca de 20 militares apoiando os agentes de endemias nas visitas residenciais. Iniciativa é para manter o município longe de mazelas como a dengue, da febre chikungunya, febre amarela e zika vírus.

Agentes de endemias visitaram residências com o objetivo de remover possíveis criadouros do mosquito Foto ASCOM
Segundo a coordenadora de Vigilância e Saúde, Maria Isabel Araújo, o mutirão removeu e providenciou limpeza de entulho e materiais que possam acumular água, servindo de criadouros do mosquito Aedes aegypti. Na oportunidade, as equipes de Saúde tiraram dúvidas e conscientizaram os moradores sobre os cuidados. “É preciso que a população entenda que 10 minutos por semana são suficientes para se retirar os possíveis criadouros de casa”, declarou a Coordenadora.
Além de recolher os criadouros, os agentes identificaram nos quintais exemplos de depósitos que podem ser tampados, como caixa d’água e tambores e depois efetuaram o combate com larvicida.
A dona de casa Maria Edilene Lemes, de 59 anos, disse que ela e as filha tiveram dengue e o maior problema do bairro é o lixo jogado na rua. Ela cuida de um neto com necessidades especiais e evita ter plantas em vasos. “Eu prefiro plantar na terra, para não ter o potinho acumulando água. Tem muito lixo na rua, algumas pessoas pagam o preço pela irresponsabilidade de outras”, declarou.
A comerciante Cláudia da Silva Nunes, de 30 anos, tem um mercadinho no bairro há oito anos e ressaltou que toma cuidado para não deixar água acumulada. “Tenho medo de ficar doente, e por isso o mercado é todo coberto, inclusive o estoque, para evitar acúmulo de água”.
A ação deverá ser levada a todos os bairros do município, conforme informação da própria secretaria de Saúde. “Precisamos lembrar à população que não basta o poder público se unir com agentes de endemias e mutirões de limpeza; cada um precisa cuidar de seu quintal e de casa. A prevenção contra a dengue ainda é o melhor remédio e seu combate tem que ser feito o ano todo. Combater essa doença é não deixar que o mosquito apareça; para isso, o engajamento dos profissionais da saúde, e principalmente da população, é fundamental”, reforçou o secretário de Saúde, João Batista Arantes da Silva.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
