Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Ladrões continuam atacando em vias públicas

qui, 15 de junho de 2017 05:37

Da Redação

Duas ocorrências envolvendo roubos foram registradas na noite de anteontem

Um estudante e uma mulher de 58 anos engrossaram a lista de vítimas de ataques criminosos nas vias públicas de Araguari. Quase que diariamente são registradas ocorrências dessa natureza, a maioria envolvendo roubo de celulares e carteiras.

Entre 19h30 e 20h de terça-feira, na rua Maricota Santos, Centro, o jovem de 20 anos transitava com sua mochila e foi abordado por dois autores numa motocicleta, cor escura, ambos com capacetes (vermelho e preto) e trajando bermuda e blusa de frio.

Ele relatou aos policiais militares que os ladrões colocaram um objeto em suas costas e gritaram que ele havia perdido, mandando que não olhasse para trás. Nesse momento, tomaram sua mochila, cor laranja, com sua carteira, celular, fone de ouvido e pequena quantia em dinheiro.

Na rua Maranhão, bairro Santa Terezinha, a dona de casa foi alvo dos bandidos um pouco mais cedo. Segundo contou à PM, dois homens ocupando uma moto, cor escura, tomaram o celular de suas mãos e fugiram. A dupla chegou de surpresa, sem chance de qualquer reação por parte da vítima. O aparelho é um Samsung J7.

DICAS

O que não é visto, não pode ser furtado

Muitas pessoas têm o costume de andar com o celular na mão enquanto checam as redes sociais, mas, em ruas e avenidas, isso se torna perigoso: a maioria das abordagens acontece quando o bandido passa correndo ao lado da vítima e arranca o aparelho de suas mãos, a deixando sem reação. É preciso, também, tomar cuidado em restaurantes e bares movimentados: jamais deixe seu celular sobre a mesa ou balcão. Às vezes, o furto acontece sem que você sequer perceba.

Ao atender ligações, prefira lugares fechados

Caso você precise atender uma chamada enquanto transita por uma via pública, prefira fazer isso em algum estabelecimento comercial. As chances de você ser assaltado em uma loja, posto de combustível ou supermercado são bem menores.

Antecipe a abordagem

Sabe aquele celular antigo que todo mundo tem em casa? Ele pode ser bastante útil! Se souber que vai para algum lugar, basta colocá-lo na bolsa e, caso haja a abordagem, entregue o aparelho antigo para o assaltante. Dessa forma, o prejuízo será bem menor e você não colocará sua vida em risco reagindo a um assalto.

No trânsito

Jamais deixe seu celular à mostra no interior de algum veículo estacionado, bandidos podem quebrar o vidro do carro para subtrair o aparelho, deixando um prejuízo duplo. Além disso, falar ao celular no trânsito, além de ser crime e perigoso, pode aumentar o risco de assalto em vias públicas.

Não acredite na sorte

Muitas pessoas são assaltadas porque não tomam providências de prevenção. Acreditam que isso nunca vai acontecer com elas. Invista em aplicativos que podem rastrear seu celular em caso de furto e apagar os dados logo após a ocorrência. Alguns aparelhos vêm com sistemas de segurança que os tornam inutilizáveis através de uma assistência remota. É importante, também, fazer um backup do aparelho sempre que possível porque, dessa forma, seus arquivos não serão comprometidos em caso de furto.

 

2 Comentários

  1. NELSON disse:

    GOSTARIA DE SABER ONDE ANDA O POLICIAMENTO DA CIDADE DE ARAGUARI, POIS, DURANTE TODA A SEMANA E PRINCIPALMENTE NOS SÁBADOS NÃO SE VÊ MAIS O POLICIAMENTO A PÉ NO CENTRO DA CIDADE COMO ANTIGAMENTE, SERÁ QUE SO AS CÂMERAS DE SEGURANÇA É O BASTANTE? OU TA FALTANDO POLICIAIS? O QUE FAZER? ALGUÉM DEVE TOMAR UMA PROVIDÊNCIA..

  2. Marcos disse:

    Engraçado, agora somos orientados a não usar o aparelho telefônico em via pública ante o risco de sermos roubados. Acho isso um absurdo. Como operador do Direito, os Estados deveriam investir pesado em Segurança Pública com o fim de coibir tal prática criminosa. Vivenciamos uma realidade em que somos reféns da bandidagem e o Poder Público nada faz para mudar o quadro. Não basta apenas endurecer as penas, mas sim combater a criminalidade de igual para igual e mante-los presos. Vivemos numa sociedade em que o crime compensa e ser honesto é vergonhoso. Senhor Governador do Estado de Minas Gerais, Senhor Presidente do Brasil, parem de preocupar com si próprio e busquem de todas as maneiras melhorar a vida do cidadão brasileiro. O Brasil tornou-se um lugar insuportável para viver.

Deixe seu comentário: