Jovem tenta atravessar represa a nado e morre afogado
ter, 16 de outubro de 2018 05:23Da Redação
Trata-se da oitava vítima fatal deste ano noticiada pela Gazeta do Triângulo
No último domingo, 14, a represa de Emborcação foi palco da morte de um jovem de 19 anos. Bruno Samuel Ferreira tentou atravessar o lago a nado com os amigos em um percurso de aproximadamente 100 metros entre uma margem e outra. Ao chegarem à outra margem, os amigos deram falta de Bruno e iniciaram o mergulho.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para tentar ressuscitar a vítima, mas no momento em que os bombeiros compareceram ao local o corpo do jovem havia sido retirado da água pelos amigos. Bruno encontrava-se sem vida quando os militares chegaram.

Bruno é a oitava vítima de afogamento noticiada pela Gazeta do Triângulo este ano
De acordo com a 3ª Companhia de Bombeiros Militar de Araguari, o fato ocorreu por volta das 15h30 próximo a um condomínio de ranchos. A perícia técnica da Polícia Civil não foi acionada.
Cuidados em represas
A maioria das vítimas de afogamento no Estado é do sexo masculino e tem entre 20 e 40 anos. A falta de cuidado e o excesso de confiança, características bem presentes nessa faixa etária, podem explicar essa grande incidência.
Segundo a Sobrasa (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático) em média 17 brasileiros morrem diariamente vítimas de afogamento. Cerca de 50% desses casos são registrados nos meses mais quentes do ano, entre novembro e fevereiro.
Outros dados divulgados pela entidade comprovam que a maioria dos casos é fruto de descuido e poderia ser evitada com algumas medidas preventivas simples. O Corpo de Bombeiros recomenda cuidados para evitar afogamento. Um dos principais é, caso a pessoa não saiba nadar, entrar na água somente até um limite seguro, que é a altura do umbigo; além disso, não entrar em embarcações sem o colete salva-vidas.
Mesmo assim, os afogamentos não acontecem somente com pessoas que não sabem nadar. Grande parte dos afogamentos registrados acontece devido à embriaguez. Além disso, não é recomendado nadar após a ingestão de grande quantidade de alimentos.
Outras dicas importantes para evitar acidentes são: informar-se quanto à profundidade do local e correntezas; respeitar a sinalização; evitar atravessar de uma margem à outra; evitar brincadeiras como simulação de afogamentos; não deixar crianças entrarem sozinhas na água; e evitar profundidades que ultrapassem a cintura.
Uma recomendação importante é, no caso de presenciar um afogamento, tentar ajudar lançando objetos flutuantes (pedaços de isopor, bolas, garrafas plásticas) ou cordas e galhos que possam auxiliar na retirada da pessoa que estiver se afogando. Aqueles que não sabem nadar não devem tentar socorrer, pois, na tentativa de se salvar, a vítima pode afogar o socorrista. Em todo caso, acione o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Afogamentos em 2018
O caso de Bruno trata-se da oitava morte por afogamento noticiada pela Gazeta do Triângulo este ano. A primeira vítima foi o médico Wesley Rodrigues do Amaral, de 28 anos, que morreu afogado em quatro de fevereiro na Represa de Miranda.
No dia onze de março, duas pessoas morreram afogadas na represa do Capim Branco, próximo à estrada do Pau Furado, em Uberlândia; um homem de 38 anos e uma mulher de 24.
Em 25 de abril, a represa da Usina de Nova Ponte fez como vítima o jogador de futebol amador Marcos Luiz de Souza Freitas, que morreu um dia antes de completar 32 anos.
O mês de agosto também fez duas vítimas. O primeiro foi Odilon Quirino, de 73 anos, que morreu afogado no dia 6 em uma represa na região de Serra do Barracão, próximo à divisa dos estados de Minas Gerais e Goiás. O segundo tratou-se de um homem de 30 anos que se afogou no feriado do dia 28 no mesmo local.
Na semana passada, no dia 11 de outubro, após três dias de buscas, bombeiros de Araguari localizam o corpo de vítima de afogamento na Represa Miranda. Tratava-se do jovem de 29 anos Napoleão Guirra de Souza.
O último afogamento registrado este ano foi o de Bruno Samuel Ferreira, de 19 anos, neste domingo.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Processo de cassação de vereador de Varginha será julgado nesta sexta-feira qua, 25 de março de 2026
- Elas transformam realidades e movem o agro qua, 25 de março de 2026
- Vereadores de Além Paraíba terão auxílio qua, 25 de março de 2026
- DA REDAÇÃO – 25 DE MARÇO qua, 25 de março de 2026
- Prefeitura de Indianópolis fortalece vínculos comunitários com ações descentralizada do CRAS qua, 25 de março de 2026
- Prefeitura de Araguari inaugura Centro de Convivência da Pessoa Idosa qua, 25 de março de 2026
- Bombeiros encontram corpo de idoso que se afogou no Rio Paranaíba qua, 25 de março de 2026
- CPI DA CEMIG: CÂMARA MUNICIPAL DE ARAGUARI MIRA FALHAS NO FORNECIMENTO DE ENERGIA qua, 25 de março de 2026
- 9ª Região da Polícia Militar divulga nota referente à ocorrência de troca de tiros qua, 25 de março de 2026
- Parcerias políticas garantem novos veículos com acessibilidade para a frota municipal de Romaria qua, 25 de março de 2026
> > Veja mais notícias...