Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Jornalista Araguarino fará a cobertura da Copa do Mundo 2018 em Buenos Aires

ter, 6 de março de 2018 05:30

por Tatiana Oliveira

Leonardo Hamawaki é um dos selecionados para o Passaporte SporTV deste ano

O araguarino Leonardo Hamawaki está em terras argentinas para fazer a cobertura da Copa do Mundo 2018. Ele chegou à Buenos Aires em dois de março e deve ficar por lá até julho deste ano pelo Passaporte SporTV. Há quase 2.500 km de distância da cidade natal, Hamawaki vê o desafio com bons olhos. “As minhas primeiras impressões aqui em Buenos Aires são ótimas. É uma cidade muito peculiar, porque é uma metrópole que encanta por ser muito bonita e pelas pessoas serem muito tranquilas”, disse”.

Leonardo Hamawaki começou sua carreira como estagiário na Gazeta do Triângulo

Leonardo Hamawaki começou sua carreira como estagiário na Gazeta do Triângulo

Outro ponto de destaque que o jornalista levantou foi a paixão pelo futebol, que é bem familiar. “A paixão pelo futebol também é escancarada. São muitos estádios, muitos times e torcedores apaixonados pela seleção da Argentina”, conta. Apesar de ser um grande rival dentro do campo de futebol, o país está acolhendo bem nosso conterrâneo. “Conversei com alguns argentinos e eles foram muito receptivos, adoram o Brasil e os brasileiros. A gente é irmão mesmo. Claro que tem aquela coisa de Pelé é melhor que Maradona, Maradona é melhor do que Pelé, mas é tudo no tom de brincadeira mesmo”, ressalta.

A preparação para a cobertura começou há meses, em um treinamento no Rio de Janeiro. “O período no Rio de Janeiro foi muito enriquecedor; aprendi bastante lá. Hoje, encaro o jornalismo de outra forma. Como no passaporte vamos para outro país sozinhos, aprendemos a fazer de tudo e, principalmente, a ter disciplina para realizar um bom trabalho”, disse o jornalista à Gazeta do Triângulo.

Ao todo foram cinco meses de processo seletivo e seis meses de treinamento nas plataformas da Rede Globo, seja na TV ou online. Durante o tempo no Rio de Janeiro, o araguarino aprendeu a editar, produzir e fazer todas as etapas sozinho. “Agora é me acompanhar aí pela TV Globo, pelo SporTV, globoesporte.com, pois haverá muita história bacana para ser contada da Argentina, para o pessoal conhecer um pouco mais da seleção”, fala.

Ele concorreu com quase três mil candidatos de todo Brasil. O processo começou em abril e teve várias etapas, dentre elas: análise de currículo, teste de inglês, conhecimentos gerais e de esportes, entrevistas e testes online e presenciais.

A carreira do jornalista começou como estagiário na Gazeta do Triângulo. “Eu estava no segundo período de jornalismo na UFU quando comecei e tive meu primeiro contato com o jornalismo, não só o esportivo, mas política, cidade e editorias que eu nunca imaginava que iria trabalhar. Isso me deu muita bagagem”, contou em entrevista anterior à Gazeta. O jovem ficou na empresa durante oito meses de estágio “A Gazeta me abriu muitas portas, inclusive para ir trabalhar na Integração”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: