Quinta-feira, 26 de Março de 2026 Fazer o Login

Jornal mais antigo em atividade no Triângulo Mineiro completa dez mil edições

sex, 25 de maio de 2018 05:40

Da Redação

O Gazeta do Triângulo vem acompanhando o desenvolvimento da cidade de Araguari há mais de oito décadas

O jornal Gazeta do Triângulo publica, nessa sexta-feira, 25, sua edição número 10 mil. Com mais de 80 anos de história, o jornal está entre os mais antigos de Minas Gerais e é hoje o mais antigo em atividade no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

A primeira edição do Gazeta do Triângulo foi publicada no dia 7 de maio de 1937 e, durante oito décadas, o veículo de comunicação vem acompanhando o processo evolutivo da cidade de Araguari. O jornal foi fundado por Bolivar Bittencourt e, durante seus anos de existência foi gerenciado também pela Empresa Mercantil, pelo Centro de Estudos Gerais e Oratória e pelo libanês Afif Rade.

Darli Amaral é diretor do Gazeta do Triângulo há 14 anos

Darli Amaral é diretor do Gazeta do Triângulo há 14 anos

 

A última transição do jornal ocorreu em setembro de 2004, quando Darli Amaral, atual proprietário, assumiu a direção do Gazeta do Triângulo. Na época, as edições não eram publicadas diariamente, porém, com a nova gestão e uma nova equipe de profissionais, o impresso passou a ser veiculado todos os dias desde dezembro daquele ano.

Durante oito décadas, o jornal sobreviveu a crises econômicas, revoluções, mudanças políticas e, nos últimos 14 anos, passou por diversas inovações, mas sempre mantendo sua linha editorial de compromisso com a informação, a verdade e a imparcialidade.

O veículo de comunicação vem acompanhando o desenvolvimento de Araguari há oito décadas

O veículo de comunicação vem acompanhando o desenvolvimento de Araguari há oito décadas

“Dez mil edições; é um momento realmente muito importante. Estar na direção do jornal e chegar a esse ponto, logicamente nos deixa envaidecidos e muito felizes, pois não é fácil. São poucos os jornais que alcançam esse marco, então, por que não ficar lisonjeado e alegre com essa conquista?”, ressalta Darli Amaral.

Momentos históricos

As dez mil edições do Gazeta do Triângulo acompanham oito décadas da história da cidade de Araguari, passando por 16 administrações frente ao Executivo, desde a gestão de José Jehovah Santos, até a atual gestão do prefeito Marcos Coelho (MDB).

Dentre os principais fatos noticiados pelo impresso nesses anos estão: o caso dos irmãos Naves, que é considerado o maior erro jurídico do país; inauguração do Cine Teatro Rex; inauguração de Brasília; revolução de 1964; instalação do 2º Batalhão Ferroviário em Araguari; criação da Academia de Letras e Artes de Araguari (ALAA); e inauguração do primeiro estabelecimento de ensino superior da cidade, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araguari (FAFI), atualmente o Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac).

Outros fatos relevantes para o município, que também foram noticiados pelo Gazeta do Triângulo, são: fundação dos clubes Matriz Futebol Clube e Escola de Comércio que deram origem ao Fluminense Futebol Clube e ao Araguari Atlético Clube; fundação da Rádio Planalto; fundação do Abrigo Cristo Rei; transferência da sede da Estrada de Ferro de Goiás para a cidade de Goiânia; fundação do Colégio Estadual; retirada dos trilhos da antiga Companhia Mogiana; construção da Usina Hidrelétrica de Emborcação; construção do Ginásio Poliesportivo General Mário Brum Negreiros; e construção do Terminal Rodoviário Tancredo Neves.

O Gazeta do Triângulo criou também uma coluna especial para a publicação de notícias da 2ª Guerra Mundial, entre os anos de 1939 e 1945; noticiou a primeira e única cirurgia do coração realizada em Araguari, que ocorreu no Hospital Ferroviário da Goiás, pelo médico Dr. Adib Jatene; fez a cobertura da visita da Miss Brasil, Marta Rocha; e, na edição de 15 de junho de 1941, trouxe pela última vez o nome da cidade de Araguari, escrito com a letra “y”.

Investimento em tecnologia

Desde que Darli Amaral assumiu, em 2004, o periódico passou a ter impressão própria. A partir de 2009, novo maquinário foi adquirido e o Gazeta do Triângulo passou a ter páginas coloridas. Em 2012, uma máquina chamada “4 cores” foi adquirida, permitindo mais agilidade no processo, de forma que o jornal deixou de ter oito páginas e passou a ter doze. Hoje, o Gazeta do Triângulo é o único jornal da cidade que possui estrutura para impressão própria.

Com o surgimento de novas tecnologias, foram disponibilizadas também mais fontes de acesso ao conteúdo, que podem ser conferidas diariamente no site do Gazeta do Triângulo (https://gazetadotriangulo.com.br). Desde sua fundação, o site obteve mais de 1,5 milhões de acessos.

Em agosto do ano passado, a direção assumiu um novo projeto e investiu novamente em tecnologia. Com o desenvolvimento do Gazeta Web, equipamentos foram adquiridos e, agora, o Gazeta do Triângulo possui um estúdio próprio para gravação. As matérias e entrevistas acompanham o conteúdo veiculado no impresso e são disponibilizadas gratuitamente na página do Facebook (Gazeta do Triângulo).

“Temos procurado, dentro da situação econômica, investir e fazer o jornal crescer. Quando assumi a direção, o Gazeta do Triângulo tinha apenas duas edições por semana e era um jornal de seis páginas. Todo esse crescimento que alcançamos é em razão do trabalho executado pela minha equipe. O máximo que faço é guiar, mas quem leva a empresa para frente são meus funcionários, por isso conseguimos chegar a dez mil edições”.

Atualmente, a equipe do Gazeta do Triângulo é composta por cerca de 40 colaboradores, e, além de Araguari, o impresso circula em cidades como Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Monte Carmelo, Romaria, Tupaciguara e Uberlândia. O jornal também é encaminhado para outros estados, como São Paulo e também para o Distrito Federal.

4 Comentários

  1. Laerte Alves da Silva disse:

    Sou filho de Araguari e hoje moro em Sãso Paulo SP.
    Sai de nossa cidade no final dos anos 60, para prestar vestibular.Quero cumptimentar este Jornal pela sua 10mil edições.
    Parabens
    Laerte

  2. Ney disse:

    a edição virtual é que tem deixado a desejar, falhando muitos dias. . mais mesmo assim parabéns

  3. carlos Augusto MUniz disse:

    em 1946 m houve corrida de automóveis que , os carrros vinham do rio de janeiro,, passsaram juiz de fora, são joao del rey, pasaram por araguari e voltaram sentido uberlândia. até são paulo. Por acaso , o gazeta tem documentarios, ou foi documentado pelo gazeta? sei que o acidente de avião de 1947, que caiu proximo a santa casa de misericordia, foi registrado pelo gazeta. gostaria de relembra a corrida de carros que passsou em frente a minha casa na rua afonso pena entre a jame gomes e a rua josé do partrocinio..
    os carros vieram pelo bairro novo horizonte, antigamente lagoa seca, depois passaram pela av. minas gerais, desceram a rua afonso pena, até o outro lado hoje av. são paulo, foram para o lado da goias e , foram sentido uberlândia destino são paulo, passando por uberaba, ribeiraõ preto

  4. carlos augusto muniz disse:

    eU CARLOS AUGUSTO MUNIZ, NASCI em 1934 em araguari ;
    em 1946 m houve corrida de automóveis que , os carrros vinham do rio de janeiro,, passsaram juiz de fora, são joao del rey, pasaram por araguari e voltaram sentido uberlândia. até são paulo. Por acaso , o gazeta tem documentarios, ou foi documentado pelo gazeta? sei que o acidente de avião de 1947, que caiu proximo a santa casa de misericordia, foi registrado pelo gazeta. gostaria de relembra a corrida de carros que passsou em frente a minha casa na rua afonso pena entre a jame gomes e a rua josé do partrocinio..
    os carros vieram pelo bairro novo horizonte, antigamente lagoa seca, depois passaram pela av. minas gerais, desceram a rua afonso pena, até o outro lado hoje av. são paulo, foram para o lado da goias e , foram sentido uberlândia destino são paulo, passando por uberaba, ribeiraõ preto

Deixe seu comentário: