Quinta-feira, 11 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Jornada Mundial da Juventude leva araguarinos à terra de João Paulo II

qui, 28 de julho de 2016 05:01

por Stella Vieira – Especial/Polônia

Sete jovens da cidade de Araguari que iniciaram uma peregrinação pela Europa no dia 13 de julho participam da Jornada Mundial da Juventude 2016, que nessa terça feira, 26, estava na Polônia. Nesta edição, o evento acontece na cidade da Cracóvia e reúne católicos do mundo todo.

Jovens araguarinos viajaram para a Europa com destino à Jornada Mundial da Juventude, na Polônia

Jovens araguarinos viajaram para a Europa com destino à Jornada Mundial da Juventude, na Polônia

A Jornada Mundial é realizada a cada três anos e a expectativa é que mais de 2,5 milhões de pessoas participem do evento esse ano. Antes disso, porém, o grupo de araguarinos se juntou a outros brasileiros em uma viagem guiada pela fé e devoção. Eles percorreram países como Portugal, Itália, Vaticano e Alemanha, visitando lugares e monumentos históricos que guardam momentos importantes do cristianismo e do catolicismo.

Marianna Ávila, 18 anos, estudante, está na Europa pela primeira vez. “É uma sensação muito boa. Sempre sonhei estar aqui e poder participar da jornada, mas não pensei que aconteceria tão cedo. Estou muito feliz”, disse.

Larissa Lemes, 16 anos, comenta que a Jornada é um evento importante para todos os católicos. “Mais do que se encontrar com o papa, quando vivemos bem a Jornada, podemos rezar bastante. É um momento de muita espiritualidade. Recomendo que todos os cristãos participem quando tiverem uma oportunidade.”

Neste ano, a JMJ acontece na cidade em que viveu o Papa João Paulo II, canonizado pela igreja em 2014. Foi ele a autoridade religiosa que instituiu a Jornada Mundial da juventude, em 1984. A primeira edição aconteceu em Roma, no Vaticano e reuniu cerca de 300 mil fieis.

Em 2013 a Jornada ocorreu no Brasil, no Rio de Janeiro, sendo a segunda maior edição, com a participação de 3,7 milhões de pessoas. Esse ano, os jovens poderão participar de diversos eventos, shows, feiras vocacionais e também se encontrar com o papa Francisco, que será recebido pelos jovens hoje, 28, a partir das 17h30 (12h30 no horário do Brasil).

Francisco aproveitará a ida à terra natal de João Paulo II para visitar o campo de concentração de Auschwitz e celebrar uma missa pelo 1050º aniversário do país. A JMJ será encerrada dia 31 e deve reunir milhares de pessoas.

Ao todo, mais de 38 mil agentes das forças de segurança foram destacados para proteger o evento, que está sob ameaça de atentados. Nesta semana, um homem foi preso com explosivos e a polícia da Polônia procura outros dois cúmplices que estavam foragidos.

O risco de ataques, porém, não abalou o grupo de araguarinos, firmes na convicção de que nenhuma ação humana escapa dos desígnios de Deus.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: