Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Jogos Interclasse 2018 acontecem em Araguari

sex, 20 de abril de 2018 05:43

Com Assessoria

Durante uma semana a prefeitura de Araguari, através da secretaria do Trabalho e Ação Social, com apoio da secretaria de Esportes e Juventude realizou em seis escolas de Ensino Público do município os Jogos Interclasses 2018. As competições na modalidade de Futsal fazem parte das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – AEPETI e foram encerradas nesta terça-feira, dia 17.

Jogos Interclasse 2018 acontecem em Araguari

Jogos Interclasse 2018 acontecem em Araguari

 

De acordo com o IBGE Araguari ocupa o 26º lugar das cidades de Minas Gerais com crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, sendo apontada pelo Ministério de Desenvolvimento Social, com base no Censo, como sendo um dos 72 municípios, nos quais é maior a incidência de casos. A partir do levantamento desses dados o município passou a receber recurso federal para desenvolver ações estratégicas de combate.

A prefeitura deu início às atividades em agosto de 2017 e desde então foram realizados: Curso de Capacitação em Serviço do AEPETI, Palestra, Seminário, Curso de atualização em serviço, Concurso de Redação e Desenho e Sarau Musical com o Grupo Emcantar.

O programa que está sendo desenvolvido pela equipe técnica do AEPETI no município, inclui amplas e efetivas ações que envolvam não só as crianças que estejam inseridas ou não no trabalho, mas também pais, professores e diretores das escolas – personagens que diariamente estão em contato direto com as crianças que estejam sujeitas à exploração e ao trabalho infantil.

Conforme a secretária do Trabalho e Ação Social, Eunice Mendes, os jogos se enquadram no terceiro dos cinco eixos das ações, voltadas à “proteção social”, tendo sido os dois primeiros eixos do programa voltados à “informação e mobilização” e “identificação”. “Nenhuma criança ou adolescente deve ser objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade, ou opressão. Lugar de criança e adolescente é na escola. E nós, enquanto agentes de mudanças, temos responsabilidade em combater e transformar esta realidade. Quem emprega criança mata a infância”, declarou.

Agradecimento às escolas estaduais: Madre Maria Blandina; Raul Soares;José Carneiro da Cunha; Coronel Lindolfo Rodrigues da Cunha (Piracaíba);Artur Bernardes (Amanhece) e ao Centro Educacional Municipal Rosa Mameri Radi (Alto São João) por terem aberto suas portas para receberem os jogos.

Aos respectivos diretores Valéria Landa Alfaiete Carrijo, Tânia Mara Corrêa, Rosângela da Costa Castro, Joaquim Sebastião de Lima, Adão Ferreira Sousa e Clarice Ramos, a prefeitura agradece pela acolhida e parceria para a realização destas ações.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: