IPTU: prefeitura explica sobre o não recebimento do tributo por algumas agências bancárias
qui, 6 de julho de 2023 08:59Da Redação
No dia 26 junho, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Fazenda começou a distribuir os carnês de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2023.
De acordo com a prefeitura, o IPTU em cota única poderá ser pago até o dia 10 de julho de 2023, com desconto de 5%.
Para os cidadãos que preferem fracionar o valor, o imposto poderá ser pago em até cinco parcelas mensais e sucessivas, sendo o valor mínimo da parcela R$100,00; nos seguintes vencimentos: 1ª parcela 10/07/2023; 2ª parcela 10/08/2023; 3ª parcela 11/09/2023; 4ª parcela 10/10/2023; 5ª parcela 10/11/2023.
É importante mencionar que, o pagamento poderá ser realizado em qualquer banco. O boleto poderá ser emitido pelo site da prefeitura, como também a 2ª via, após o vencimento.
Na hipótese de não funcionamento do órgão tributário e dos agentes arrecadadores fica o vencimento do tributo automaticamente transferido para o primeiro dia útil seguinte, ou o contribuinte pode efetuar o pagamento via PIX.
O pagamento de qualquer imposto após o prazo de vencimento fixado nesse calendário, implicará na aplicação das seguintes penalidades: multa moratória de 2% ao mês ou fração de mês, para créditos do exercício corrente; juros de mora de 1% ao mês ou fração; atualização monetária pela Unidade Fiscal de Referência do Município de Araguari – UFRA.
Ontem, 4, o secretário de Fazenda, Thiago Faria esclareceu algumas dúvidas dos araguarinos com relação à falta de recebimento de pagamento do IPTU por parte de algumas agências bancárias. “Eu não sei dizer se de fato existem boletos falsos, mas o que o contribuinte tem que observar é se o CNPJ do beneficiário é da Prefeitura de Araguari. Nesse caso, o contribuinte pode efetuar o pagamento, mesmo se o CPF do pagador estiver diferente do CPF do contribuinte”, disse.
Ainda segundo Thiago Faria, se o contribuinte observar esses dados, é garantido que o boleto não é falso, pois tem uma atribuição no código de barras ao código do imóvel do contribuinte. “Os bancos estão falando dessa divergência cadastral, que sempre existiu, mas eu não sei porque eles estão adotando essa conduta de recusa de recebimento, visto que o beneficiário é a Prefeitura de Araguari. Estamos entrando em contato com os bancos para tentar resolver essa divergência cadastral, que acontece por desatualização cadastral do contribuinte, para que eles venham a receber. Caso o contribuinte não consiga pagar no banco que ele está pretendendo pagar, sugiro que procure a Aracoop, que está recebendo todos os boletos”, concluiu o secretário de Fazenda.
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