Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

IPTU 2021: todos os carnês já estão entregues no município, diz prefeitura

sáb, 16 de outubro de 2021 09:33

Da Redação

Em meio a dificuldades causadas pela disseminação da pandemia da Covid-19, a população luta contra o desemprego, o aumento de preços generalizado e a crise econômica que atinge o país. As economias locais têm se recuperado aos poucos com as movimentações, mas muitas famílias ainda enfrentam dificuldades financeiras. Assim, o Poder Público em Araguari discutiu ao longo do ano de 2021 medidas que amenizassem o peso dos tributos cobrados da comunidade.

As condições de pagamento oferecidas para a quitação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) neste ano de 2021 foram objeto de debate entre as autoridades ao longo dos meses. Esse tributo é cobrado anualmente de todos os proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos na cidade.

Carnê para pagamento de IPTU.

 

O prefeito Renato Carvalho (Republicanos) realizou esforços para estender o prazo para este mês outubro, e os vencimentos começaram nesta sexta-feira, 15. O pagamento, até a data de ontem, 15, poderia ser realizado em ‘cota única’, oferecendo o benefício de 5% de desconto, além de iniciar também a primeira parcela dos vencimentos.

De acordo com o Secretário Municipal de Fazenda, Thiago Faria, todos os carnês já tinham sido enviados para os munícipes proprietários de terrenos, que possuam ou não construções prediais dentro de suas limitações, e a quitação pode ser feita pelo código de barras, ou por PIX, através do QR Code que consta no documento. “As informações dos correios são que de, nesta sexta-feira, 15, todos os carnês já haviam sido entregues”, pontuou.

Alguns munícipes se queixaram de atraso na entrega dos boletos, mas de acordo com a Fazenda, isso aconteceu por uma razão de dados variáveis e processos de validação. Assim, as questões relativas à prefeitura, ao banco e à gráfica que realiza a impressão dos carnês, foram objeto de procedimentos visando evitar erros na liquidação dos pagamentos, o que acabou levando um “pouco mais de tempo do que o normal”. “Apesar disso, nós disponibilizamos no portal da prefeitura a impressão do carnê desde o dia 15 de setembro”, concluiu Thiago.

Ainda, não houve adiamento nos prazos de quitação ou de pagamento da cota única. Os vencimentos são sucessivos e acontecem nos dias 15 dos meses de outubro, novembro, dezembro, janeiro (2022) e fevereiro (2022).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: