Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística promove o Censo Agropecuário 2017
sex, 23 de fevereiro de 2018 05:33Da Redação
Pesquisa é realizada a cada dez anos em todo o país
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está promovendo o Censo Agropecuário 2017. A coleta de dados teve início em outubro do ano passado e os produtores rurais que ainda não preencheram o questionário têm até a próxima quarta-feira, 28, para agendar a aplicação da pesquisa.
De acordo com informações do IBGE, com base no Censo Agropecuário de 2006 e no Censo Demográfico 2010, o órgão havia estimado 3000 estabelecimentos na subárea de Araguari, que abrange também as cidades de Cascalho Rico, Grupiara e Indianópolis.

Pesquisa deve ser realizada pessoalmente e pode ser agendada pelo consumidor
Dentre os estabelecimentos a serem visitados, até o dia 19 desse mês, os pesquisadores estiveram em 1454 locais. O município possui 44 setores censitários, sendo que 22 foram concluídos, 13 estão em andamento, quatro estão paralisados e cinco não foram iniciados.
Em Minas Gerais, até o momento mais de 575 mil estabelecimentos foram visitados e os pesquisadores concluíram 11.426 setores censitários de um total de 14.868. Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o IBGE, a participação do produtor rural na pesquisa é fundamental, pois os dados fornecidos serão utilizados em futuras políticas públicas para a agropecuária.
O Censo Agropecuário é o mais completo levantamento de dados sobre a produção agropecuária, florestal e aquícola brasileira. O questionário elaborado pelo IBGE possui perguntas relacionadas ao tipo de produção, condições de plantio, infraestrutura e mão-de-obra empregada.
As informações prestadas pelo produtor são sigilosas e os resultados preliminares serão divulgados entre março e abril desse ano. O órgão ressalta que a veracidade das informações fornecidas será fundamental para um diagnóstico correto da situação da agropecuária do país.
Segundo o órgão, os produtores rurais do Triângulo Mineiro são convocados a participar ativamente da pesquisa. Os pesquisadores relatam que muitos produtores não residem em suas propriedades e, devido a esse fato, às vezes é necessário localizá-los na zona urbana. Essa situação faz com que o preenchimento dos questionários seja mais trabalhoso e demorado, impactando no andamento da coleta de dados.
A coleta das informações deve ser realizada pessoalmente e os produtores rurais do município que ainda não participaram da pesquisa devem entrar em contato com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística pelo número (34) 3241-3847 ou pessoalmente, das 8 às 12h e 13 às 17h no endereço rua Quinca Mariano, 678, Centro.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
