Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Influenza: Araguari se adianta e inicia vacinação geral

qui, 8 de julho de 2021 11:16

Da Redação 

Somente 45% do grupo alvo foi vacinado nas três primeiras etapas

A Secretaria municipal de Saúde iniciou no dia 12 de abril a vacinação que protege contra as influenzas (tipos mais graves de gripe), conhecida como a “Vacina da Gripe”.

A primeira etapa começou no dia 12 de abril e se estendeu até 10 de maio, tendo como grupo prioritário as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mulheres que acabaram de dar luz, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Na segunda etapa, de 11 de maio a 8 de junho, foram vacinados idosos com 60 anos ou mais e professores.

A vacinação acontece em 20 postos de saúde no município.

 

A terceira etapa estava programada para acontecer entre 9 de junho e 9 de julho, para agentes das forças armadas, de segurança e salvamento, pessoas com deficiência, caminhoneiros, funcionários do transporte coletivo e outros. Acontece que o município se adiantou ao comunicado do Ministério da Saúde, que autorizou a imunização geral a partir de sexta-feira, 9, quando acabaria a campanha para os grupos prioritários, e iniciou a vacinação geral na última terça-feira, 6.

Das 23 unidades de saúde, 20 estão abertas das 8h às 16h para atendimento. As Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) Maria Eugênia, Paraíso e Brasília não vacinarão, uma vez que estão atuando de forma exclusiva na imunização contra Covid-19.

A orientação do Ministério da Saúde de estender a vacina contra as influenzas para todos os públicos ocorreu porque a procura pelos grupos prioritários foi muito baixa, sendo a média nacional de aproximadamente 40%.

Isso ocorre, de acordo com a Saúde, provavelmente, em razão de dúvidas que surgem na população, uma vez que a campanha de vacinação contra Covid-19 também está em curso.

Em Araguari, das 45.113 pessoas dos grupos prioritários, 20.913 receberam a vacina contra a gripe, o que corresponde a 45% da cobertura vacinal. A campanha previa cobertura de 90%.

O grupo que mais foi imunizado contra as influenzas no município foi o dos idosos: 11.118. Ainda, 2.085 profissionais de saúde, 488 gestantes, 600 professores e diversos outros grupos receberam a dose.

Vale lembrar que quem já tomou a vacina contra o coronavírus deve aguardar intervalo de 15 dias para receber o imunizante contra a gripe.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: