Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Incêndio florestal de grande proporção é registrado em Araguari

ter, 6 de outubro de 2020 00:02

Da Redação

Na tarde de sábado, 3, a Segunda Companhia de Bombeiros Militar de Araguari foi acionada para combater um incêndio florestal na BR-050, altura do km 6, na região do pão de queijo, sentido à divisa com o estado de Goiás.

Quando a guarnição chegou ao local, encontrou um cenário muito preocupante, uma vez que as chamas tinham atingido várias propriedades, queimando uma extensa área de pasto e várias áreas de preservação permanente.

Incêndio atingiu propriedades rurais na região do Pão de Queijo

Incêndio atingiu propriedades rurais na região do Pão de Queijo

 

Os militares realizaram o combate às chamas, porém, naquela tarde, não foi possível debelar o incêndio, pois o local possui relevo acidentado, prejudicando o deslocamento das equipes, além do que a vegetação tem altura aproximada de um metro, nas áreas de pasto e nas matas, e os focos estavam concentrados nas copas das árvores.

Diante desse quadro, as operações de combate incêndio foram interrompidas no período da noite, por motivo de segurança, recomeçando na manhã seguinte, com o apoio da Polícia Militar Ambiental de Araguari. Um drone foi utilizado, com objetivo de mensurar a área queimada e traçar estratégias para controlar as chamas. Os trabalhos se estenderam ao longo do dia.

No plantão do fim de semana, segundo informado pelo Corpo de Bombeiros, foram atendidas 16 ocorrências de incêndio em vegetação.  Uma delas se deu na área de preservação permanente conhecida como Reserva da Mata do Desamparo, na rua João Batista da Costa, região do bairro Maria Eugênia.

O local se trata de mata fechada, com o fogo atingindo copa e superfície, com rápida combustão e propagação linear e vertical. Foi efetuado o combate às chamas utilizando técnicas de combate indireto, com abertura de aceiros em meio às folhagens e galhos secos ao solo, uso de soprador e abafadores, realização de rescaldo nos resíduos de vegetação abrasivos para evitar mais riscos.

As equipes BM tiveram o apoio de funcionários da Secretária Municipal de Meio Ambiente, cuja sede fica na referida mata. Conforme levantado, foi queimada uma área de aproximadamente dez hectares, porém, a maior parte foi da ação das chamas. A causa do incêndio na vegetação é desconhecida, mas os bombeiros acreditam que pode ter sido ação humana.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: