Imunização de idosos acima de 76 anos inicia hoje em Araguari
ter, 23 de março de 2021 00:13Da redação
Dentro do cenário pandêmico causado pela propagação da covid-19, a preocupação a respeito dos rumos que toma a sociedade e as restrições adotadas para conter a doença aumenta, e a espera pela imunização é cada vez mais intensa para população.
Em Araguari, hoje, 23, inicia-se a vacinação dos idosos com 76 anos de idade. Lembrando que há dias, estava sendo vacinado o público acima de 90 e os profissionais de saúde da linha frente, o que revela que a imunização avança, ainda que lentamente, e aos poucos atinge os grupos prioritários.
Nessa última remessa, Araguari recebeu 3.060 vacinas (2800 para idosos e 260 para trabalhadores da saúde) e todas serão usadas como primeira dose, uma determinação do Governo Federal, que já garantiu a compra de novos lotes que chegarão a tempo de aplicar a segunda dose dentro do intervalo de até 28 dias
Ainda hoje, os idosos que receberam a primeira dose da CORONAVAC no dia 9 de março ou em datas anteriores e que ainda não procuraram o local de vacinação, também podem seguir ao aeroporto de Araguari. A vacinação acontecerá também entre 8h e 17h. Os idosos que vão receber a segunda dose não precisam pegar senha, mas seguem na mesma fila de veículos até entrar no local, depois serão direcionados para uma pista específica para esse grupo.
Além disso, vale destacar que neste domingo, 21, não houve registro de nenhuma morte por covid-19. Entretanto, ontem, 22, o boletim epidemiológico já voltou a registrar óbitos, com três casos confirmados.
Por isso, é importante que a população continue seguindo as orientações do Poder Público, que visam conter a doença, evitar o colapso do sistema de saúde e proteger as vidas e saúde dos munícipes.
PRIORIDADE PARA PRIMEIRA DOSE
De acordo com o que foi informado pela Administração Municipal, o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, liberou que todas as vacinas que chegarem neste lote para estados e municípios podem ser aplicados para a primeira dose. “Foi assegurada a imunização pelo Governo do Estado, uma vez que o Ministério da Saúde irá adquirir uma maior quantidade de vacinas, assim, o que deve mudar, será o intervalo de tempo adotado para administração da segunda dose, que o município havia determinado em 15 dias e, agora, provavelmente, será em 28 , respeitando o intervalo necessário que assegure a efetividade da imunização”, explicou Flávio Soares, Secretário de Gabinete de Araguari.
A orientação é do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e vai em direção contrária ao que o governo federal havia estabelecido no início da campanha de vacinação, de que metade das doses precisaria ser reservada para a segunda aplicação. O plano de Pazuello é evitar a escassez das vacinas. Ou seja, ao evitar que a segunda dose seja reservada, seria possível vacinar a população mais rapidamente – ao menos com a primeira dose. O problema é que este plano pode ir por água abaixo caso a segunda dose não seja aplicada a tempo. Segundo o ministro, há segurança de que de novas vacinas irão chegar dentro do prazo para a segunda imunização.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
- Eleitos no pleito de 2024 são diplomados em Araguari qua, 18 de dezembro de 2024
- PIB de Minas avança 1,2% no trimestre ter, 17 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (17/12) ter, 17 de dezembro de 2024
- Sine Araguari disponibiliza diversas vagas de emprego ter, 17 de dezembro de 2024
- Prefeitura celebra o encerramento do Projeto Esporte em Ação 2024 ter, 17 de dezembro de 2024
- Diplomação dos eleitos de Araguari e Indianópolis acontece nesta terça-feira, no Fórum Oswaldo Pieruccetti ter, 17 de dezembro de 2024
- BR-050 é palco de novos acidentes com vítimas feridas ter, 17 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...