Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Importância da inclusão nas escolas é discutida durante a 7ª edição da Jornada de Educação

sáb, 5 de agosto de 2017 05:28

Da Redação

A secretaria de Educação, através do departamento NAI (Núcleo de Apoio à Inclusão) promoveu na tarde de ontem, 4, a VII Jornada de Educação Inclusiva. O evento denominado ‘Um Encontro de Saberes’, foi promovido no espaço Opera Hall e contou com a presença de autoridades, secretários municipais, funcionários e educadores da rede municipal de ensino. Também estiveram presentes psicopedagogos e psicólogos.

Questões referentes à educação inclusiva e o atendimento educacional especializado foram discutidas durante a Jornada

Questões referentes à educação inclusiva e o atendimento educacional especializado foram discutidas durante a Jornada

 

O credenciamento dos participantes aconteceu por volta das 7h. Mais tarde, foram discutidas questões relacionados à Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Atendimento às Dificuldades de Aprendizagem (ADA) e Orientação Familiar. Os participantes também puderam prestigiar apresentações artísticas com a participação de alunos e pais.

De acordo com o secretário de Educação, Werley Macedo, o evento teve como objetivo conscientizar os educadores sobre a importância da inclusão nas escolas, promovendo a formação dos profissionais da educação e áreas afins para a efetivação do trabalho e respeito à diversidade.

“A Jornada de Educação Inclusiva propôs reflexões imprescindíveis aos educadores para o atendimento da diversidade no âmbito educacional, ou seja, quanto às dificuldades e desenvolvimento das potencialidades dos educandos em sala de aula que devem ser respeitadas,” disse.

O evento contou ainda com as professoras universitárias e especialistas em Educação Inclusiva, Adriana Bueno e Leila Navarro, que ministraram palestras sobre os temas “A escola inclusiva – Políticas públicas na organização do curricular e educacional para o aprender eficiente” e “O professor e o desafio de fazer acontecer a inclusão”.

Para Iara Farias, esta edição da Jornada teve um resultado positivo, uma vez que, além de auxiliar os professores, os pais também puderam aprender a importância de participar na educação dos filhos. “Todos os estudantes são diferentes e suas necessidades educacionais podem requerer apoio e recursos diferenciados. Diante disso, precisamos ter um olhar diferenciado e enxergar as potencialidades e habilidades dos nossos estudantes. Por isso estamos satisfeitos com esta edição da Jornada; foram momentos únicos,” finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: