Importância da imunização é salientada em Dia Nacional da Vacinação
qui, 18 de outubro de 2018 05:41Da Redação
Prevenir ainda é o melhor remédio quando se trata de saúde; por isso a importância da imunização vacinal. O Dia Nacional da Vacinação é comemorado em 17 de outubro e tem o intuito de ressaltar e conscientizar sobre a relevância de tomar as vacinas específicas em cada fase da vida.

Em novembro, a secretaria de Saúde irá promover um monitoramento vacinal no município
**Divulgação
O Ministério da Saúde adverte que a disseminação de boatos e notícias falsas têm influenciado negativamente as campanhas de vacinação. “Conhecidas como fake news, muitas vezes questionam a eficácia das vacinas, sugerindo que muitas podem causar doenças. Eventuais reações como febre e dor local, podem ocorrer após a aplicação de uma vacina, mas os benefícios da imunização são muito maiores do que os riscos das reações temporárias”.
Todos os munícipes de Araguari podem se imunizar; o atual calendário vacinal conta com 19 vacinas disponibilizadas gratuitamente em Unidades de Saúde. O Calendário Nacional de Vacinação contempla crianças, adolescentes, idosos, gestantes e povos indígenas, imunizando para mais de 20 doenças.
Para receber a imunização basta comparecer à unidade portando o cartão de vacinação. Mas, se por diversos motivos, a pessoa não tiver a caderneta, não é um impeditivo para receber a vacina; o atendimento acontece da mesma maneira, pois o importante é que todos se mantenham imunizados. Neste caso, será providenciado um novo cartão, como forma de registro e controle.
De acordo com a atual coordenadora do departamento de Epidemiologia, da secretaria municipal de Saúde, Natalia Luiza Alves, não há nenhuma vacina que esteja muito abaixo da meta. De qualquer forma, em novembro será viabilizado um monitoramento vacinal, no qual todas as equipes de Unidades de Saúde atuarão na cidade, a fim de “retificar a cobertura”.
Além disso, o estudo servirá para descobrir as áreas de atenção primária, com o intuito de “alcançar mais pessoas, principalmente aquelas que não tem acesso aos pontos de sala de vacinação”. Quem não estiver com o cartão de vacinas em dia, receberá as doses necessárias para completa imunização.
PÓLIO E SARAMPO
Em agosto, o Ministério da Saúde deu início à Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, tendo em vista a baixa cobertura vacinal contra pólio e os surtos de sarampo em Roraima (RR) e Amazonas (AM). Desta forma, os Estados e municípios estiveram empenhados em manter a cobertura na estimativa de 95%, que é o recomendado.
Em Minas Gerais, a campanha foi encerrada com a cobertura vacinal de 98%. Conforme dados da coordenadora Natalia Alves, “Araguari teve uma cobertura satisfatória de 93,6%. Nós, inclusive, recebemos um aviso da Superintendência Regional de Saúde parabenizando os parceiros e profissionais da saúde que contribuíram para o alcance da meta. A ex-coordenadora fechou os trabalhos no município com chave de ouro”.
HPV
Nos últimos anos, o governo tem se mobilizado para incentivar a vacina contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), tendo como público-alvo meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14 anos. No início dessa semana, a cidade vizinha Uberlândia deu início a uma mobilização nas escolas a fim de imunizar jovens contra o vírus.
Em Araguari, não há ações previstas para este ano, mas a coordenadora ressalta que “foi colocado no plano anual de saúde, como meta para o ano que vem, parceria com as escolas, a fim de disponibilizar a vacina contra HPV e meningite para os adolescentes”. Por ser uma vacina relativamente nova, não faz parte da meta, “mas nós estamos caminhando”.
Um ponto destacado pela diretora é a resistência dos pais e jovens em relação à vacina. “Hoje, são propagados muitos mitos acerca da vacina, principalmente sobre efeitos adversos. Então, é necessário fazer um trabalho de mostrar a importância desta vacina e desmistificar os boatos”, reitera.
O vírus é sexualmente transmissível e, em contato com o corpo, pode causar vários tipos de cânceres – colo de útero, vulva, pênis e garganta. A imunização previne a criação das doenças, além de diminuir a circulação do vírus. É válido ressaltar que a vacina não depende de campanha, podendo ser tomada a qualquer momento nos postos de saúde, dentro da faixa etária estabelecida.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- RADAR – 8 DE DEZEMBRO ter, 9 de dezembro de 2025
- 53º Batalhão de Polícia Militar lança Operação Natalina 2025 ter, 9 de dezembro de 2025
- Celebrações natalinas e horários estendidos no comércio tornam dezembro mais mágico em Araguari ter, 9 de dezembro de 2025
- Copa EJC – LAFS ter, 9 de dezembro de 2025
- Polícia Rodoviária Estadual paulista prende morador de Araguari com várias porções de drogas escondidas no corpo ter, 9 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 9 DE DEZEMBRO ter, 9 de dezembro de 2025
- Foram conhecidos os semifinalistas da competição ter, 9 de dezembro de 2025
- Caso de adolescente de 16 anos morto segue em investigação em Araguari ter, 9 de dezembro de 2025
- Restaurante do Rodrigo e M. Barbearia vão decidir o título ter, 9 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes ter, 9 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
