Importância da campanha Setembro Amarelo pauta requerimentos na Câmara Municipal
qua, 11 de setembro de 2019 05:23por Samara Arruda
Durante a leitura de requerimentos na sessão ordinária desta terça-feira, 10, os vereadores demonstraram sua preocupação quanto ao crescente número de mortes por suicídio. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) nove a cada dez mortes por suicídio podem ser evitadas. Atualmente, em torno de 32 suicídios acontecem diariamente no Brasil. Em todo o mundo ocorre uma morte a cada 40 segundos, contabilizando aproximadamente 1 milhão de pessoas que se matam a cada ano.

No plenário, vereadores demonstraram reocupação quanto aos casos de suicídio na cidade
Diante disso, os edis cobraram da pasta competente a realização de ações alusivas à campanha Setembro Amarelo, como forma de alertar à população e sensibilizar as pessoas para que tenham noções básicas de como identificar e lidar com o problema. Utilizando uma gravata amarela, o vereador Dhiosney de Andrade (PTC) chamou a atenção do público presente para a importância de dar visibilidade à causa e estimular o debate sobre o assunto que ainda é considerado um tabu.
De acordo com ele, várias instituições como universidades e entidades do setor público e privado estão se envolvendo no movimento, estimulando a participação de toda a sociedade, entretanto, em Araguari ainda não foram promovidas ações para a participação da comunidade. “Os números de mortes em Araguari por suicídio também preocupam. Por isso, acredito que a prevenção se faz importante. Estamos na segunda semana de setembro e ainda não vimos mobilizações voltadas à conscientização da população.”
Diante disso, em requerimento ele solicitou a presença da coordenadora da Saúde Mental de Araguari, Raquel Cheddid na Câmara Municipal, para falar sobre os casos de suicídio e o trabalho de prevenção que tem sido realizado na cidade. “Também queremos saber se Araguari está disponibilizando estrutura necessária para atender à população que busca apoio, pois, precisamos dar uma atenção especial ao tema,” afirmou o vereador.
Ainda sobre o tema, Paulo do Vale (PV) pediu para que a secretaria de Saúde encaminhe à Casa Legislativa, informações sobre o número de internações em psiquiatria registrado no município nos últimos 12 meses e a média de tempo para retorno de cada paciente que aguarda atendimento. O mesmo requerimento deve ser enviado à Unidade de Pronto Atendimento (Upa) e à Santa Casa de Misericórdia.
A solicitação, segundo o vereador, é motivada pela demora no retorno de pacientes, principalmente aqueles que fazem uso de medicação. “Fomos informados por esses pacientes sobre a demora nos retornos. Isso é um problema série e não é possível tapar os olhos. Precisamos disponibilizar toda estrutura de atendimento necessária, contratar mais profissionais para atender à população e estamos aqui para fiscalizar esse serviço. É importante ressaltar que esse deve ser um trabalho realizado o ano todo e não apenas nas épocas de campanha,” ponderou.
Conforme apurou a reportagem, em Araguari a campanha será promovida pela prefeitura através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) tendo como alvo as escolas e unidades de saúde. Algumas atividades internas no Caps irão incluir um passeio a um clube da cidade, lançamento do Projeto Plantando Desejos, onde cada pessoa que faz tratamento plantará a muda de uma de flor e nela estará fixado um desejo de vida. O encerramento acontecerá com a Festa da Primavera, tendo a vida como tema principal.
A Campanha
Criada no Brasil em 2015, a Campanha Setembro Amarelo visa trabalhar a conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A iniciativa partiu do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). A proposta é associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio [10 de setembro], de maneira que o amarelo fique estampado nas mais diversas resoluções garantindo visibilidade à causa.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
