Segunda-feira, 02 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

IBGE apresenta ações e mapas que irão auxiliar na coleta de dados para o Censo 2020

sex, 27 de setembro de 2019 05:47

por Samara Arruda

Foi realizada na tarde desta quinta-feira, 26, no auditório da Superintendência de Água e Esgoto (Sae), a primeira reunião com autoridades para mostrar o planejamento da realização do Censo Demográfico que será feito de agosto a outubro de 2020 em todo o país. Na oportunidade, os representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentaram as ações que serão realizadas no município, além da metodologia e das ações em campo.

Contagem populacional irá fornecer informações socioeconômicas atualizadas e contará com o apoio da administração municipal

Contagem populacional irá fornecer informações socioeconômicas atualizadas e contará com o apoio da administração municipal

 

Participaram do encontro, autoridades locais como o prefeito Marcos Coelho, além de lideranças comunitárias, representantes de pastas municipais e de empresas da cidade. Também foram apresentados os mapas que irão auxiliar a coleta de dados e da logística para a equipe de recenseadores e supervisores.

“Esta primeira reunião teve como objetivo chamar a atenção dos representantes públicos e da sociedade civil, para a realização do censo demográfico que será realizado. As etapas começaram tanto da base territorial de mapeamento, quanto ao processo seletivo voltado à contratação de pessoas para nos auxiliar neste trabalho. Os editais estão sendo divulgados pelo Instituto e teremos vagas para analistas, coordenadores, supervisores e recenseadores,” afirmou Roosemary de Caritas Azevedo de Souza, coordenadora da subárea do Instituto em Araguari.

Para auxiliar no trabalho a ser realizado no município, tanto na área urbana quanto rural, serão disponibilizadas 107 oportunidades para recenseadores e 13 para supervisores, por meio de processo seletivo realizado pelo IBGE. As datas serão divulgadas em breve, mas a previsão da coordenadora é de que o processo seletivo para supervisor aconteça a partir de fevereiro e para recenseador será realizado a partir de março de 2020.

“Pedimos que todos possam divulgar e participar dos processos para trabalharem conosco. Apesar de ser um trabalho temporário, será bem remunerado e as pessoas terão a oportunidade de se qualificar. O IBGE não realiza o censo sozinho, é preciso o apoio de todos os órgãos da sociedade e para isso, estamos em busca de parcerias públicas ou privadas, pois, precisaremos de um espaço para o posto de coleta, além de um local para o treinamento onde serão ensinadas as técnicas e toda a tecnologia que será disponibilizada para garantir a qualidade desse trabalho.”

Para a continuidade das ações preparatórias para o censo, outras reuniões serão promovidas na cidade e contam ainda com a participação da comunidade, no intuito de dar transparência à operação. A fase de coleta do Censo 2020, que compreende a aplicação dos questionários será realizada a partir de 1º de agosto e terá a duração de três meses. “O censo não se restringe somente para a contagem da população, mas também a outras informações como escolaridade, acesso a serviços de infraestrutura, abastecimento de água e esgotamento sanitário. É a maior pesquisa e mais completa, feita em 5.570 municípios. Nas próximas reuniões serão divulgados os balanços de ações que estão sendo executadas em Araguari.”

Em todo o país, o trabalho preparatório está em ritmo acelerado, assim, as reuniões de planejamento estão sendo promovidas em todas as cidades brasileiras. O Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios e possui como unidade de coleta a pessoa residente, na data de referência, em domicílio do território nacional. Através das informações atualizadas e precisas, é possível implementar políticas públicas e realizar investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada, inclusive no recebimento de recursos como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que é calculado pelo número de habitantes das cidades brasileiras. Segundo levantamento recente do Instituto, Araguari registrou um aumento de 0,49% da população entre os anos de 2018 e 2019. Até o dia 1º de julho, o município chegou a ter 117.267 habitantes.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: