Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Hóspedes de luxo – Os motivos de uma das principais equipes do esporte ter Uberlândia como casa

qui, 27 de fevereiro de 2014 18:19
Diretores da Irlanda em visita ao complexo do Parque do Sabiá. Foto: Divulgação

Diretores da Irlanda em visita ao complexo do Parque do Sabiá. Foto: Divulgação

P. J. GODOY – Vinte vezes campeã da Copa das Seis Nações, torneio que reúne as melhores seleções da atualidade, além de sete participações em mundiais no currículo. Foi com essas credenciais que a delegação de rúgbi da Irlanda desembarcou essa semana em Uberlândia.

Leia mais em: FICHA TÉCNICA

Após oficializar a cidade do Triângulo como a base de treinamento nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio em 2016, a equipe avaliou de perto as futuras dependências. A princípio, a expectativa é que outras oito modalidades sejam difundidas no município, como atletismo, badminton, ciclismo, pentatlo moderno, natação, triátlon e canoagem.

Afinal, o que teria levado uma das principais potências do esporte a escolher Uberlândia como casa? Na edição de hoje da coluna “Ficha Técnica”, confira o que pode ter influenciado na escolha da delegação estrangeira.

PLANEJAMENTO. Em outubro de 2013, o prefeito Gilmar Machado (PT) anunciou o projeto “Uberlândia Esportiva”, a fim de credenciar a cidade no cenário esportivo internacional. Além da estrutura hoteleira, aeroportuária e logística, foi apresentado todo o potencial desportivo e turístico para representantes da Argentina, Bulgária, Egito, Tunísia, República Dominicana, Rússia, Sérvia, Austrália, Venezuela, Irã e México, que disputavam o mundial de vôlei sub-23 no município. Integrantes da Federação Internacional, Confederação Brasileira e Confederação Sul-americana de vôlei também estiveram presentes. Na ocasião, o chefe do Executivo ainda destacou o benefício local, uma vez que a prefeitura não terá despesas com os cachês de seleções, treinos ou hospedagem.

PREPARAÇÃO. Com disponibilidade para simulação de jogos, salas de musculação, recuperação muscular e recreação, a Irlanda avalia as dependências do complexo do Parque do Sabiá, campus de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Sesi Gravatás, Vila Olímpica do Uberlândia Esporte Clube e o Praia Clube.

ESTADIA. A delegação poderá escolher nada menos que 450 quartos para descansar durante o período de treinamento. Somando os hotéis San Diego Suítes e Plaza Shopping Hotel, não será difícil renovar as estribeiras para a disputa no Rio de Janeiro.

COB NAS RUAS. No dia 25 de julho deste ano, Uberlândia será uma das oito cidades brasileiras e a única de Minas a receber o programa “COB nas Ruas”. Por iniciativa do Comitê Olímpico Brasileiro, a proposta visa difundir a cultura esportiva nos principais centros inseridos no cenário das Olimpíadas. Durante o evento, atletas de renome oferecerão aulas gratuitas na praça Tubal Vilela.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: