Terça-feira, 03 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Horário de verão termina neste domingo

qui, 15 de fevereiro de 2018 05:11

por Carolina Rodrigues

A partir deste ano, o horário iniciará em novembro

O horário de verão chega ao fim às 23h59 deste sábado, dia 17. Os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Para as pessoas que precisam acordar cedo, por motivos de trabalho e estudo, por exemplo, o fim do horário é positivo. Ao contrário, aqueles que aproveitam mais o período da tarde se lamentam pela “falta” de uma hora a mais de Sol por dia.

 

À meia-noite do dia 17, araguarinos devem atrasar os relógios em uma hora

À meia-noite do dia 17, araguarinos devem atrasar os relógios em uma hora

 

Em entrevista com um grupo de jovens, entre 21 e 27 anos, as opiniões são divergentes. Dois homens são contrários ao horário, desta forma comemoram o término. Outros afirmam que, apesar de não gostarem no começo, acabam se acostumando com a claridade do dia por mais tempo, o que faz as atividades diárias renderem.

A universitária Maria Laura prefere o período, desta forma consegue “conciliar melhor os estudos e outras práticas, como exercícios físicos”. Além disso, outras três mulheres pontuaram que ficam insatisfeitas com o fim do horário, pois “andar na rua no horário de verão garante uma sensação de segurança”.

A resposta das jovens esbarra na questão de falta de segurança e o receio de andarem sozinhas. Talita Vital ressalta ficar com medo, “porque saio do trabalho às 18h40 e tenho que pegar ônibus para chegar em casa”.

Mudanças para 2018

O horário de verão tem como objetivo reduzir o consumo de energia no horário de pico, das 18 às 21 horas, conscientizando as pessoas sobre o aproveitamento da luz natural. Ainda assim, o horário gera divergências, principalmente após os estudos do Ministério de Minas e Energia que apontou queda na efetividade do programa.

Justamente após essa pesquisa, o governo federal cogitou a possibilidade de cancelar o horário de verão iniciado em outubro do ano passado. Agora, conforme publicação do Diário Oficial da União, do dia 18 de dezembro de 2017, o presidente Michel Temer (MDB) alterou o decreto nº 6.558, de 2008, que institui a hora de verão em parte do território nacional.

A partir deste ano, a duração do horário será reduzida, passando a iniciar no primeiro domingo do mês de novembro, ao invés de outubro, e finalizando no terceiro domingo de fevereiro. Com a mudança, o horário de verão começará em 4 de novembro, encerrando no dia 17 de fevereiro de 2019.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: