Homem cobra proibição do fumo dentro dos comércios da cidade
qua, 2 de julho de 2014 00:19DA REDAÇÃO – Cansado de presenciar desobediência de fumantes em locais fechados, o contabilista Paulo Shutz, 46 anos, decidiu procurar apoio junto aos órgãos competentes para que haja uma ação impedindo essa prática proibida por Lei. “Na condição de cidadão e pagador de impostos, procurei primeiramente o Ministério Público, onde relatei o fato e fui orientado a me dirigir ao setor responsável da prefeitura e registrar o assunto. É importante ressaltar: fui muito bem recebido e atendido tanto pelos servidores do Ministério Público quanto por servidores da prefeitura”, comentou Paulo.
Shutz pede fiscalização nos estabelecimentos com base na Lei que proibe fumar em locais fechados, públicos ou privados, em todo o país. Devido a leis estaduais ou municipais, em muitas cidades brasileiras, fumar só é permitido ao ar livre ou dentro de casa mantendo regras que passaram a valer para todo o país, ficando proibido fumar dentro de estabelecimentos comerciais, condomínios, escolas e repartições públicas. É uma lei federal. O Ministério da Saúde anunciou em maio deste ano, no Dia Mundial Sem Tabaco, novas regras de combate ao fumo, que incluem o fim da propaganda de cigarros, a extinção dos fumódromos em ambientes coletivos e a ampliação de mensagens de alerta em maços de cigarro vendidos no país.
A regulamentação da lei antifumo será publicada no “Diário Oficial da União” e as regras passarão a valer em até seis meses. Segundo o governo, os fumantes não serão fiscalizados. Poderá ser punido somente o estabelecimento que desobedecer às normas. Locais de comércio e restaurantes, por exemplo, deverão orientar os clientes sobre a lei e pedir para que não fumem, podendo chamar a polícia quando alguém se recusar a apagar o cigarro.
A lei antifumo foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff (PT) em dezembro de 2011, após ter sido aprovada no Congresso Nacional, e desde então estava sem regulamentação, que define como e quando deve ser aplicada. Conforme a lei, é proibido o fumo em locais coletivos fechados em todo o país, com exceção das tabacarias e dos cultos religiosos.
3 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- MOMENTO DO VÔLEI – 11 DE DEZEMBRO qua, 10 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 10 DE DEZEMBRO qua, 10 de dezembro de 2025
- Chegada do mês de dezembro apresenta aumento considerável de veículos nas ruas do município qua, 10 de dezembro de 2025
- Viagens no mês de dezembro aumentam alerta da Polícia Rodoviária Estadual qua, 10 de dezembro de 2025
- Feirão de Natal da Mega Casa dos Colchões promete zerar o estoque de 2025 com preços jamais vistos qua, 10 de dezembro de 2025
- Juíza Ana Régia recebe a Medalha “Desembargador Hélio Costa” em Araguari qua, 10 de dezembro de 2025
- Usuários da BR-365 precisam de atenção com obras realizadas pela concessionária qua, 10 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Monte Carmelo entrega reforma e ampliação na Escola de Celso Bueno qua, 10 de dezembro de 2025
- Legislativo vota projetos e discute temas de impacto para o município qua, 10 de dezembro de 2025
- Grupiara vive dia de magia e união com festa de Natal e Ação Social promovida pela Prefeitura qua, 10 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Assino em baixo. Ele tem toda razão. Parabéns pela iniciativa.
Aprovado, parabéns.
Fui em uma loja conhecida de sapatos hoje,e lá tem lugares que está fedendo cigarro,me senti sufocada.Perguntei a uma vendedora se fumavam lá.Ela respondeu que sim,e muito.Eu fiquei revoltada com isto.Faculdade,escola,lojas,todo lugar fumam livremente,e nós sofremos muito com isto.Alguma coisa tem que ser feita mesmo,porque fumantes na maioria não importam em fumar ,mesmo que seja em hospital.Basta para eles!